Belém está pronta para receber, entre os dias 11 e 14 de dezembro, mais uma edição do Raízes do Brejo – Rota Cultural 2025, um dos eventos mais importantes do calendário turístico do Brejo paraibano. A cidade se transforma em um grande circuito cultural que valoriza o que tem de mais forte: sua gente, sua história e suas tradições.
Promovido pela Prefeitura de Belém em parceria com o Fórum de Turismo do Brejo, o evento mobiliza toda a região a partir dos potenciais culturais e naturais do município. A prefeita Aline Barbosa reforça o compromisso de Belém com o projeto:
“O município está pronto para oferecer aos visitantes a visita aos nossos engenhos de cachaça, as trilhas ecológicas — como a famosa Pedra do Cordeiro — além da gastronomia típica e dos shows musicais. Tudo isso compõe uma programação que se articula com outros municípios do Brejo paraibano e fortalece a rota como experiência coletiva e regional”, destaca.
Com o lema “Turismo consciente se faz com preservação”, o Raízes do Brejo reafirma o protagonismo de Belém dentro da rota turística e evidencia a importância da integração entre cultura, natureza e economia criativa. O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Josenildo Fernandes, também ressalta o papel estratégico do município:
“Belém reforça, mais uma vez, sua posição dentro do circuito, oferecendo experiências que unem história, patrimônio natural, artes e hospitalidade — elementos que fazem do Brejo paraibano uma das regiões culturais mais ricas do estado”, afirmou.
Quatro dias de vivências culturais
A programação tem início nesta quinta-feira, 11 de dezembro, com visita à tradicional Fábrica 3 de Maio, às 8h, seguida da exposição de artes visuais do artista belenense Porpino Filho, na Biblioteca Municipal.
Na sexta-feira, dia 12, a Praça 06 de Setembro recebe o público para a abertura oficial, às 19h, ao som da Banda Marcial Raul Barbosa. Às 20h, a noite segue com o acolhimento musical de Giovana do Sax, seguido do musical “Saudade da Porta de Casa”, em celebração aos 68 anos de Belém. O encerramento da noite fica por conta da cantora Paula Daiana, às 22h.
O sábado, 13 de dezembro, começa com a Caminhada Ecológica pela Trilha das Escritas Rupestres, às 14h, na zona rural de Camucá, com participação de Geovana Sax. A programação continua na Praça 06 de Setembro com o Sarau Cultural, às 16h, e a atividade de Zumba Dance, às 18h. À noite, os shows ficam por conta de Gabriel, Renan e Julia.
No domingo, 14 de dezembro, o evento encerra com a visita ao Engenho da D’dil, às 8h, animada pelo forró de Patrícia Martins, Vânia e Marcelino. O transporte será oferecido a partir da Biblioteca Municipal.
O Raízes do Brejo 2025 conta com a correalização da Secretaria de Cultura e Turismo da Paraíba e do Governo do Estado, além do apoio institucional da UFPB, SENAR e Fecomércio PB. O evento também recebe o patrocínio do Banco do Nordeste e do Sebrae, que fortalecem a conexão entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico sustentável.











