governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta segunda-feira (24), na Granja Santana, em João Pessoa, com representantes da empresa chinesa de tecnologia CETC, oportunidade em que discutiu a implantação do primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil na Paraíba, com início de implantação prevista para o primeiro semestre de 2026 e investimentos de R$ 75 milhões, em parceria com o Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O projeto, que vai revolucionar a Paraíba em diversas áreas, como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho, prevê a aquisição de um computador quântico, com área em torno de 64 metros quadrados, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado.
Na ocasião, o governador externou alegria pela parceria com a CETC, que vai viabilizar um projeto revolucionário. “Esse projeto será revolucionário não só para a Paraíba, mas também para o Brasil. Gostaria de reafirmar o total envolvimento do nosso Governo na concretização deste projeto”, disse, ao agradecer e destacar a parceria com o Governo Federal.
“A implantação do Centro de Computação Quântica na Paraíba trará novos horizontes para a nossa população, abrindo uma janela enorme de oportunidades para os nossos jovens, mas também fortalecendo outras áreas muito importantes para o desenvolvimento da Paraíba, como a agricultura e a própria indústria”, acrescentou João Azevêdo.
O secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Cláudio Furtado, foi enfático ao descrever a importância da chegada da computação quântica à Paraíba. “O Centro de Computação Quântica tem três vertentes muito importantes. Primeiro, o desenvolvimento de cálculos em diversas áreas que hoje só são possíveis por computador quântico. Segundo, a transferência de tecnologia, o que vai permitir com que a Paraíba desenvolva seus próprios computadores quânticos. E, em terceiro lugar, vamos ter um centro de formação de recursos humanos, com a visita de muitos pesquisadores internacionais, entre outros tantos benefícios”, explicou.
O vice-presidente da CETC-IQC, Xu Hai, agradeceu a parceria com o Governo da Paraíba e destacou a confiança no Governo da Paraíba. “Por isso, o objetivo desse projeto é que o Estado da Paraíba possa desenvolver seus próprios computadores quânticos com a transferência da nossa tecnologia, algo que não é comum de acontecer”, completou.
O Centro de Computação Quântica paraibano contará com infraestrutura para visitação, o que deve estimular ainda mais o turismo na Paraíba, com a consequente geração de mais emprego e renda. Outra aplicação para o computador quântico é o processamento de dados do radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado no município de Aguiar, Alto Sertão.
A reunião entre o governador João Azevêdo e representantes da empresa chinesa CETC-IQC foi acompanhada também pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Marialvo Laureano; pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep); Rômulo Polari; secretário de Planejamento, Gilmar Martins; pelo secretário de Estado da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira; chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra e o professor Amilcar Queiroz-UFCG











