27.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitura de João Pessoa e CDL firmam parceria para preenchimento de empregos...

Prefeitura de João Pessoa e CDL firmam parceria para preenchimento de empregos temporários

A Prefeitura de João Pessoa firmou parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-JP) para preenchimento de cerca de 3 mil vagas de emprego temporário. A cooperação, firmada em reunião nesta segunda-feira (3) com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e do Sistema Nacional de Empregos (Sine-JP), vai resultar numa grande ação para conectar, neste período de fim de ano, comerciantes e trabalhadores que buscam uma inserção no mercado de trabalho, principalmente no setor de comércio, bares e restaurantes.

João Bosco, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, explicou que esse foi o primeiro encontro para definir as estratégicas da iniciativa, que pretende movimentar a área comercial e ofertar uma oportunidade para quem está desempregado. “As empresas podem disponibilizar as vagas existentes para nós do Sine. Nós lançaremos isso no cadastro do Sine Nacional e faremos toda a divulgação, junto com a CDL, de que estaremos fazendo esse recrutamento das vagas que forem ofertadas. Vai ser uma espécie de feirão. A estimativa é de 3 mil vagas iniciais de forma temporária e vamos fazer um bom trabalho para preencher essas vagas”, ressaltou.

Para o presidente da CDL, Nivaldo Vilar, a reunião foi muito produtiva. “Chegou exatamente na época em que o comércio está necessitado de mão de obra. Nós estamos em pleno momento de contratações temporárias e esse auxílio do Sine-JP vai ser importante pra tentarmos preencher essas vagas. Está muito difícil hoje no mercado de João Pessoa a contratação de profissionais específicos para cada segmento do comércio”, afirmou.

Segundo ele, a previsão é em torno de 3 mil contratações em João Pessoa e região metropolitana para o período de final de ano, principalmente para as funções de vendedor, estoquista e embalador. Dependendo do desempenho do profissional, a vaga pode até se tornar um emprego fixo. “Em torno de 30% das contratações se tornam permanentes nas empresas. Então, é uma oportunidade de quem realmente está desempregado conseguir um emprego, temporário inicialmente, mas depois se torna um funcionário efetivo das empresas que vão fazer essas contratações”, observou.

A coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, disse que o próximo passo dessa parceria será firmar o contato com esses empregadores e, até a próxima sexta-feira (7), ter o balanço das vagas que o Sine-JP vai conseguir intermediar para fazer uma ação específica para esse seguimento. “A CDL vai fazer esse chamamento dos lojistas e conforme eles forem aderindo às vagas, a gente consegue ver quais as empresas, os cargos, com suas especificidades e o número de vagas disponíveis. E essa parceria vai resultar numa grande ação, que deverá ser realizada, ainda, nesse mês”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas