29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSemam realiza o replantio de mais de mil árvores nativas em João...

Semam realiza o replantio de mais de mil árvores nativas em João Pessoa

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa autorizou, até esta terça-feira (28), remoções de 168 árvores urbanas viárias, que apresentam algum comprometimento fitosanitário e correm o risco de tombamento. Como medida compensatória plantou mais de mil árvores nativas.

O acompanhamento das árvores urbanas é feito pelos técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, que monitoram árvores localizadas em calçadas, praças, canteiros centrais e parques públicos municipais. Todas as autorizações para retirada das árvores são feitas após diagnóstico técnico realizado Divar, com base em critérios ambientais e de segurança.

Do total de árvores removidas, 85% eram de espécies exóticas, entre elas ficus, castanhola, leucena, neem indiano e oliveira, que podem causar danos a estruturas urbanas e interferir no equilíbrio ecológico local. As demais 15% eram espécies nativas, como sibipiruna, ipês, cajueiro e aroeira-da-praia, retiradas apenas em situações de risco comprovado.

Os principais motivos que levaram à autorização das remoções foram infestação por fungos em estágio avançado, raízes danificando tubulações e estruturas residenciais e árvores com desequilíbrio estrutural e risco de tombamento, oferecendo perigo à população.

Novos plantios – Como medida compensatória, dentro do programa João Pessoa + Verde, já foram plantadas 1.168 novas árvores nativas da Mata Atlântica, com altura superior a 2 metros cada. O número segue a Política Pública Ambiental do Verde Urbano da Semam, que determina o plantio de dez novas mudas para cada árvore removida.

Para o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, as medidas reforçam o compromisso da Prefeitura com o manejo sustentável da arborização urbana. “Trabalhamos sempre na perspectiva de preservar o patrimônio ambiental e a retirada de uma árvore é o último recurso – mas quando isso não é possível, fazemos as medidas compensatórias, sempre com foco na ampliação das áreas verdes da cidade”, ressaltou Welison Silveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas