Evento será realizado das 8h às 17h, no Fórum Maximiano Figueiredo, com serviços de capacitação profissional e incentivo ao 1º emprego de Jovem Aprendiz; Paraíba tem 37,7 mil crianças trabalhando e é o 5º Estado do País e 3º do Nordeste com maior aumento do número de meninas e meninos que ingressaram no trabalho precoce
23/10/2025 – A Paraíba tem 37.756 crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, trabalhando, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADc 2024), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que, entre 2023 e 2024, aumentou 37% o percentual de meninos e meninas em situação de trabalho infantil na Paraíba, sendo o 5º Estado do País e 3º do Nordeste com maior crescimento. Como ação de combate, haverá nesta sexta-feira (24), das 8h às 17h, no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, o 2º Feirão da Aprendizagem da Paraíba, iniciativa que busca a capacitação profissional, serviços, entrevistas e encaminhamento de jovens ao 1º emprego como ‘Jovem Aprendiz’.
O evento é promovido pelo Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional na Paraíba (FEAP-PB), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT13), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PB), com o apoio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR), Sintur e Senac/Fecomércio/Sesc, com a participação de empresas e diversas entidades formadoras. A programação começa às 8h, com cerimônia e apresentação da Orquestra Filarmônica do Cefec, e segue com diversas atividades até 17h, em várias salas e no auditório. Pelo menos 240 jovens já estão inscritos para participar do evento. As inscrições seguem abertas (II Feirão da Aprendizagem da Paraíba em João Pessoa – Sympla).
A iniciativa, que terá a participação de pelo menos 12 empresas ofertando vagas aos jovens e adolescentes, acontece no 1º andar do Fórum Maximiano Figueiredo e busca aproximar jovens do mercado de trabalho por meio de palestras, oficinas, apresentações culturais e serviços de orientação profissional.
“A Aprendizagem Profissional é uma ferramenta de extrema importância para o combate ao trabalho infantil e outras violações de direitos. Inclusive a Paraíba nessa última PNAD revelou dados preocupantes: Estamos em 3º lugar no Nordeste 5º do Brasil com maior aumento de casos de trabalho infantil. Para se ter ideia, foi um aumento de 37%. Ou seja, em apenas um ano, cerca de 10 mil meninos e meninas, de 5 a 17 anos, passaram a ser explorados pelo trabalho infantil no Estado, indo para mais de 37 mil crianças nessa situação. A Aprendizagem Profissional tira a criança e o adolescente de atividades perigosas e insalubres e dá a eles oportunidade do 1º emprego”, afirmou o procurador do Trabalho, Raulino Maracajá, coordenador Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância/MPT).
Raulino Maracajá, que também é coordenador do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional – Feap-PB, destacou que o trabalho infantil é a porta de entrada para outras violações e a Aprendizagem Profissional surge como uma solução eficaz de combate. “Ela proporciona a saída da criança e do adolescente de atividades inadequadas, como aquelas que são insalubres, perigosas ou penosas, enquadrando-se nas piores formas de trabalho infantil. A Aprendizagem Profissional, destinada a jovens a partir de 14 anos, oferece uma alternativa, direcionando-os para atividades que lhes são adequadas e que contribuem para seu desenvolvimento. O Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e as entidades parceiras promovem e incentivam a Aprendizagem Profissional em todo o Brasil, em benefício de crianças e adolescentes”, enfatizou o procurador.
Seleção de aprendizes durante o Feirão
A juíza do trabalho e gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Poliana Aristóteles de Sá, destacou que todas as crianças, adolescentes e jovens que participarem do Feirão terão oportunidades de formação, cultura e inovação. Além disso, as empresas também terão oportunidades tanto para a seleção de aprendizes, como o contato com entidades formadoras.
“O 2º Feirão já conta com muitas vagas para diversos segmentos. Este ano, o nosso sistema de triagem foi aperfeiçoado e será capaz de imprimir mais agilidade no direcionamento dos jovens para as entrevistas e, para os que não se adequarem aos requisitos das vagas, será criado um Cadastro acessível às entidades formadoras e ao Ministério do Trabalho e Emprego”, ressaltou a magistrada.
Primeira edição
O 1º Feirão da Aprendizagem da Paraíba aconteceu no dia 18 de junho de 2024, no Centro Integrado da Justiça Social (Cijus) do TRT-PB, com o objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da aprendizagem. O evento preencheu cerca de 445 vagas e contou com a presença de autoridades, como o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Evandro Valadão.
A programação incluiu palestras, rodas de conversa, vídeos educacionais, apresentações culturais e oficinas voltadas para o mundo do trabalho, além de stands de empresas e instituições formadoras. Diversas escolas levaram seus alunos para participarem da ação e buscarem uma vaga de aprendiz no mercado de trabalho. Foi o caso da Escola João da Cunha Vinagre, do município de Conde, que levou 35 alunos, entre 15 e 20 anos, todos cursando o Ensino Médio.
Ascom MPT-PB com Ascom TRT13.











