A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa), deu início ao projeto ‘Castramóvel nos Bairros’ com grande adesão da população. Apenas no primeiro dia de atividades, foram atendidos mais de 120 tutores, que realizaram a coleta para verificar se os animais estão aptos à cirurgia de castração.
A ação tem como objetivo levar o serviço de castração gratuita para os bairros da Capital, começando por Mangabeira. A primeira etapa, de coleta de exames dos animais, já está em andamento. O Castramóvel ficará estacionado no Mangabeira Shopping no período de 13 a 27 de outubro, realizando os procedimentos.
De acordo com o secretário de Cuidado e Proteção Animal, Guga Pet, a castração é um procedimento de extrema importância para a saúde pública e o bem-estar animal. “A castração protege o animal de diversas doenças e ajuda a evitar a superpopulação, diminuindo o aumento de animais abandonados nas ruas da cidade, devido a nascimentos indesejados”, explicou.
Como funciona o atendimento- Para ter acesso ao serviço, os tutores de felinos devem ficar atentos ao passo a passo estabelecido pela Secretaria:
Agendamento: Os interessados devem comparecer ao estacionamento do Mangabeira Shopping nesta segunda-feira (13), a partir das 7h30.
Vagas: Serão distribuídas 200 fichas para a realização dos cadastros e do exame de hemograma. É necessário levar o animal no momento do cadastro para a coleta do exame.
Critérios: Para ser castrado, o gato deve estar saudável e ter entre 8 meses e 6 anos de idade.
Documentação: É obrigatória a apresentação de RG e comprovante de residência do tutor.
Limite: Será distribuída apenas 1 ficha por tutor.
Os animais aprovados no exame de hemograma terão os procedimentos cirúrgicos iniciados a partir da terça-feira (14).
Saúde animal e políticas públicas – O serviço do ‘Castramóvel nos Bairros’ representa mais uma política pública de saúde animal implementada pela gestão municipal. A ação não só promove o controle populacional e o bem-estar dos felinos, mas também facilita o acesso a procedimentos veterinários gratuitos e essenciais.