28.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueParaíba registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol após consumo de...

Paraíba registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol após consumo de bebida

 

A Paraíba registrou a primeira suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, no fim da manhã deste sábado (4).

De acordo com o secretário, trata-se de um homem de 32 anos, da cidade de Baraúnas, que deu entrada no serviço de urgência do Hospital Regional de Picuí. Ele relatou ter ingerido bebida alcoólica nos últimos três dias e apresentou sintomas característicos da intoxicação por metanol. O paciente será transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

O homem foi encaminhado à UTI do Hospital Regional de Picuí e será transferido ainda neste sábado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde permanecerá sob acompanhamento intensivo.

O secretário destacou que as secretarias estadual e municipal de saúde estão atuando em conjunto para oferecer suporte e monitorar a situação. “Quero dizer a todos vocês que as equipes da Secretaria Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde estão mobilizadas para acompanhar o caso”, reforçou Ari Reis.

De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, até o momento, foram registradas 116 intoxicações suspeitas por metanol e 11 confirmadas, totalizando 127 casos, nos estados São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Cinco pessoas morreram por complicações da ingestão da substância.

A orientação da Secretária de Saúde é que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa. Em caso de sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação, procurar atendimento médico imediatamente.

Metanol

O metanol é um composto químico incolor, altamente inflamável e tóxico, usado na indústria para fabricar formaldeído (formol), biodiesel, solventes, tintas, plásticos, entre outros produtos.

Ao ser ingerido, mesmo em pequenas quantidades, o metanol pode causar cegueira irreversível, coma e até a morte. Por ter um baixo custo, é usado ilicitamente para adulterar bebidas alcoólicas, representando um risco grave para a saúde pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas