A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) derrubou de forma unânime o veto do prefeito Cícero Lucena (sem partido) ao Projeto de Lei Ordinária nº 142/2025, de autoria do vereador Fábio Lopes (PL), que institui a Campanha de Conscientização e Mobilização Social de Limpeza Urbana e Preservação do Meio Ambiente “João Pessoa Cidade Limpa e Sustentável”. Com a decisão, o projeto foi aprovado e seguirá para sanção.
A proposta tem como objetivo principal transformar João Pessoa em uma cidade sustentável, evitando o esgotamento dos recursos naturais e garantindo qualidade de vida para as futuras gerações. O projeto prevê a realização de mutirões de limpeza em ruas, becos, vielas, praças e demais logradouros públicos, além de ações de coleta seletiva de materiais recicláveis, com encaminhamento para cooperativas de reciclagem.
O vereador Fábio Lopes, que faz parte da oposição à gestão de Cícero Lucena, destacou que o tema da sustentabilidade precisa ser tratado como prioridade pelas políticas públicas:
“Vivemos a era da sustentabilidade. As cidades precisam dela para a sua sobrevivência, como forma de garantir a nossa qualidade de vida e a das futuras gerações. Devemos falar sempre em participação conjunta e integrada. E o lixo da cidade é um dos fatores essenciais nessa nova jornada para o futuro. A produção de lixo é crescente, e a tarefa de sua coleta a cada dia é mais cara e mais difícil. Há que se contar com a participação de todos. Há que se conscientizar”, afirmou o parlamentar.
Com a aprovação, a Campanha João Pessoa Cidade Limpa e Sustentável passa a ser uma política permanente de educação ambiental, incentivando a população a participar ativamente na preservação da cidade.