A Prefeitura de Cabedelo, em parceria com o Ministério do Esporte, realizou nesta quinta-feira (25), a 1ª edição do +Inclusão Festival / Bom de Bola, Bom de Nota, um projeto voltado à promoção da inclusão social por meio do esporte.
Nesta etapa inicial, que aconteceu no Ginásio Municipal, foram apresentadas duas modalidades adaptadas: vôlei adaptado e futebol de cinco, voltado para pessoas com deficiência visual. A ação reuniu cerca de 30 crianças, com o objetivo de ampliar a participação e estimular a prática esportiva inclusiva na cidade.
“O projeto que, em sua essência, consiste na escolinha de futebol de campo, masculino e feminino, atendendo crianças de 7 a 14 anos, também conta com o Núcleo da Pessoa com Deficiência, com as modalidades de Vôlei Sentado e Futebol de 5. Esta ação é muito importante pelo lançamento de mais um núcleo de atividades para as pessoas com deficiência, para dar suporte às políticas desenvolvidas no município e, sobretudo, ás PCD’s carentes de atividades físicas e esportivas”, comentou o secretário de esportes e juventude, Mauricio Santos.
Segundo a Sejel, o Festival tem caráter contínuo, devendo ser realizado regularmente. Estão previstas três edições: a 1ª, agora em setembro; a 2ª, em novembro deste ano; e a 3ª, em fevereiro de 2026. Ao longo dos eventos, serão realizadas inscrições e cadastramentos, possibilitando a inclusão efetiva de crianças e jovens com deficiência no calendário esportivo do município.
“Nosso objetivo é identificar e inserir crianças e jovens com deficiência nas práticas esportivas, garantindo a eles um espaço de convivência, desenvolvimento e superação. O +Inclusão Festival é o início de um trabalho permanente, que vai colocar o esporte adaptado no calendário anual do município”, ressaltou o diretor de Juventude da Sejel, Gabriel Santos.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, o esporte e a valorização da diversidade, garantindo que todos tenham acesso a práticas esportivas seguras, educativas e transformadoras.
“Estamos trabalhando em parceria com a Sejel neste projeto, assim como fazemos com todas as outras secretarias. Até por sermos pioneiros enquanto secretaria no estado e na região, levamos muito a sério a política das PCD’s dentro do município. Esse projeto do governo federal, portanto, vem só para fortalecer uma política que já é bem articulada e desenvolvida em nossa cidade, por meio das articulações entre os órgãos e chamamento à população”, comentou a secretária da pessoa com deficiência, Gabrielle Soares.
O projeto “Bom de Nota, Bom de Bola” é uma iniciativa que incentiva a prática esportiva e o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. A iniciativa visa promover a inclusão social e a melhoria do desempenho escolar, através da prática esportiva, também desenvolvendo disciplina pelo controle da frequência e das notas escolares e fomentando a autoestima e o processo de socialização.