O prefeito Cícero Lucena determinou, nesta quinta-feira (25), a nomeação imediata dos 44 aprovados no curso de formação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O anúncio foi feito durante a solenidade de formatura realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, que contou com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra, de autoridades municipais e familiares dos novos servidores.
Durante o evento, o gestor reafirmou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a valorização da segurança pública e anunciou a convocação da próxima turma, composta por 56 alunos, que inicia o curso já no dia 10 de outubro. Ao todo, 200 candidatos foram aprovados no último concurso da Guarda Civil Metropolitana e serão chamados de forma gradativa, conforme a conclusão de cada etapa de formação.
“No dia 10 de outubro, outros 56 aprovados iniciarão o curso de formação, reforçando ainda mais o efetivo da nossa Guarda para garantir uma cidade mais segura e organizada. Com as novas nomeações e convocações, a gestão municipal segue fortalecendo as ações de segurança cidadã e de proteção ao patrimônio público, dentro da política de cuidado e modernização dos serviços prestados à população”, destacou Cícero Lucena.
O vice-prefeito Leo Bezerra desejou sucesso aos formandos e pediu que sigam o legado de uma Guarda humanizada em João Pessoa. Ele também destacou a valorização da categoria nos últimos anos. “O servidor, antes envergonhado de portar sua farda, sentia a ausência de um gestor que valorizasse o funcionalismo público e estivesse verdadeiramente engajado com as necessidades da cidade. Hoje, estamos presentes em todos os bairros e localidades, acompanhando de perto as demandas da comunidade”, afirmou.
O curso teve caráter eliminatório e classificatório, com duração de três meses. Nesta primeira turma participaram os 50 primeiros classificados no concurso, totalizando 500 horas distribuídas em cinco módulos. A grade abordou temas como Ética e Direitos Humanos; Legislação; Segurança Pública; Técnicas de Mediação e Resolução de Conflitos; Rede de Proteção; Noções de Armamento, Munições e Tiro; Técnica de Preservação de Local de Ocorrência; Condicionamento Físico e Noções de Patrulhamento e Condução de Veículo Oficial.
O secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital, Dudu Soares, ressaltou a importância da ampliação do efetivo e projetou as próximas etapas do concurso. “É uma demonstração do comprometimento da gestão com o que foi proposto lá atrás. Serão 200 novos homens e mulheres somando-se à equipe da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, gradativamente. A segunda turma inicia no dia 10 de outubro, seguida da posse, depois virá a terceira turma, e assim até completar todos os aprovados”, explicou.
Félix Leite, um dos formandos, comemorou a nomeação e jurou se dedicar integralmente à segurança pública, com selo e respeito. “Nos preparamos diligentemente para servir com competência e contribuir para o desenvolvimento de João Pessoa. A formação representou uma grande superação para todos, e este momento simboliza o encerramento de um ciclo, na expectativa que possamos atuar como guardas municipais”, garantiu.