30.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueConselheira do TCE/PB, Alanna Galdino, reforça importância do controle externo para a...

Conselheira do TCE/PB, Alanna Galdino, reforça importância do controle externo para a saúde infantil

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Alanna Camila dos Santos Galdino Vieira, representando o TCE-PB, apresentou, nesta quinta-feira (18), o painel “Primeira Infância e Saúde Pública: o papel dos Tribunais de Contas nas garantias de direitos”, no primeiro dia do Conecta Nordeste Saúde, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento segue até esta sexta-feira (19).

Em sua exposição, a conselheira enfatizou a importância do controle externo para a efetivação de políticas públicas voltadas às crianças de zero a seis anos. “Garantir o direito à saúde na primeira infância exige olhar atento e atuação integrada dos órgãos de controle. Os Tribunais de Contas têm papel essencial ao orientar gestores e acompanhar a aplicação dos recursos, assegurando que cada investimento se reverta em qualidade de vida para as crianças e suas famílias”, destacou Alanna Camila.

A programação desta sexta-feira contará com a participação da procuradora do Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), Sheyla Barreto Braga de Queiroz, que abordará o tema compliance e prevenção de fraudes na saúde.

O Conecta Nordeste Saúde reúne secretários de saúde, gestores públicos e privados, empresários e representantes de instituições ligadas ao setor, promovendo debates sobre inovação, sustentabilidade, políticas públicas e motivação. Além de palestras, o encontro oferece espaço para exposição de produtos e serviços voltados à gestão e à inovação em saúde, estimulando conexões estratégicas e a troca de experiências.

A abertura contou ainda com a presença do senador Efraim Filho, do superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB), Alexandre Medeiros, e do presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Bruno Leandro. Eles abordaram, respectivamente, o papel do Legislativo na saúde, a relevância da EBSERH para a gestão hospitalar e a contribuição do Conselho de Medicina no desenvolvimento de políticas públicas.

O segundo dia do evento tem início às 8h, com mediação do presidente da Fiep, Cassiano Pascoal, e participação do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, que vai tratar de conectividade, inclusão digital e transformação tecnológica para o fortalecimento do SUS, além de outras palestras e painéis temáticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas