A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, nessa terça-feira (26), a 27ª doação de órgãos de 2025. O ato aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e teve como doadora uma mulher de 59 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Após a constatação da morte encefálica, a família autorizou a doação, permitindo que o fígado e as córneas fossem destinados a pacientes que aguardam por um transplante. Essa foi a quinta doação de órgãos e tecidos registrada em agosto.
O sobrinho da doadora, Anderson Oliveira, destacou o conforto que a decisão trouxe à família. “É um momento difícil, mas saber que esse gesto vai levar esperança e vida para outras famílias nos dá forças. É uma forma de a minha tia continuar presente através de outras pessoas”, afirmou.
A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, ressaltou a importância da decisão. “É a decisão da família, mesmo num momento tão delicado, que pode transformar a dor em esperança. Ainda temos muitas pessoas aguardando por um transplante, por isso é fundamental que as famílias conversem sobre o tema e se declarem em vida como doadoras de órgãos”, destacou.
De janeiro até agora, já foram realizados 140 transplantes no estado, entre rins, fígado, coração e córneas. Apesar do avanço, ainda há 809 pessoas na lista de espera por um órgão na Paraíba.