Uma multidão de manifestantes ocupou a orla de João Pessoa neste domingo (03), em um ato político liderado pelo vereador Fábio Lopes (PL) e pelo deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL). A mobilização, marcada por fortes críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve como principal bandeira o pedido de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Vestidos com camisas verde-amarelas, empunhando bandeiras do Brasil e cartazes em defesa da liberdade de expressão, os manifestantes se concentraram ao longo da orla paraibana, em um clima de entusiasmo e palavras de ordem. Gritos como “Fora Xandão!”, “Fora Lula!” e “Reage, Brasil!” marcaram o tom da manifestação, que teve discursos inflamados de lideranças políticas locais.
Durante sua fala, o vereador Fábio Lopes destacou o espírito de resistência do grupo e acusou o Judiciário de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro:
“Eu vindo pra cá um pouquinho antes, encontrei muita gente que tá aqui desde 2014. E é esse o sentimento! É de reagir! Reage Brasil! Em 2018, tiraram o nosso presidente Bolsonaro de combate no meio das eleições! E agora, mais uma vez, tiram ele de combate! Mas os soldados deles estão aqui! É canal de vocês! Levante a mão quem tá com o presidente Bolsonaro! Levante a mão quem vai defender o Brasil! Hoje é a festa da liberdade! Então, Xandão, você não é ninguém. Não quer o poder? Vem daqui, vem do povo! Fora Alexandre de Moraes! Reage, Brasil! Reage, João Pessoa!”.
O deputado Cabo Gilberto também reforçou as críticas ao ministro do STF, pedindo o impeachment de Moraes e acusando o Supremo de agir de forma arbitrária contra conservadores e opositores ao atual governo federal. Ele também reafirmou o apoio irrestrito ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda no protesto, o Cabo Gilberto fez uma chamada de vídeo com o ex-presidente, para mostrar a multidão que se mobilizou em defesa da liberdade.
O ato na capital paraibana faz parte de uma série de manifestações organizadas por grupos conservadores em várias cidades do país, que visam pressionar o Congresso Nacional a avançar com a proposta de anistia aos manifestantes presos após a invasão dos prédios dos Três Poderes, em janeiro de 2023, em Brasília. Além disso, os organizadores pedem maior fiscalização sobre decisões do STF, que consideram abusivas e autoritárias.
Nesta mobilização também estiveram presentes outras grandes lideranças da direita em João Pessoa e da Paraíba.
Clima pacífico e mensagens políticas
O protesto ocorreu de forma pacífica e contou com estrutura de som, discursos públicos e distribuição de panfletos. Além das faixas contra o STF e o governo Lula, também houve manifestações a favor da liberdade de imprensa, da liberdade religiosa e contra o que os manifestantes chamam de “censura judicial”.
O evento reforça o ambiente de polarização política no país, em um momento em que setores da oposição articulam movimentos em torno da candidatura da direita nas eleições de 2026. Lideranças locais como Fábio Lopes e Cabo Gilberto têm se destacado como vozes ativas no Nordeste em defesa do bolsonarismo.