O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) convocou, nesta terça-feira (22), uma manifestação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes. O ato, intitulado “Fora Lula e Moraes – senão o Brasil vai quebrar”, está marcado para o dia 3 de agosto, às 16h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. A mobilização faz parte de um movimento nacional promovido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Proibição de Bolsonaro nas redes
A convocação ocorre após o ministro Alexandre de Moraes proibir a veiculação de entrevistas de Bolsonaro nas redes sociais. A decisão, publicada na segunda-feira (21), determina que qualquer transmissão, retransmissão ou publicação de áudios, vídeos ou transcrições com declarações do ex-presidente está proibida.
A medida integra um conjunto de restrições impostas a Bolsonaro desde 18 de julho, por decisão do STF, a pedido da Polícia Federal e com apoio da PGR. Ele é investigado por crimes como coação, obstrução de justiça e ameaça à soberania nacional.
Moraes advertiu que qualquer tentativa de driblar a decisão, inclusive por meio de terceiros, pode levar à prisão imediata do ex-presidente.
Restrições em vigor
-
Proibido o uso de redes sociais por Bolsonaro, direta ou indiretamente;
-
Proibida a participação em transmissões ou publicações de terceiros;
-
Proibida a divulgação de entrevistas em plataformas digitais.
A decisão levou ao cancelamento de uma entrevista coletiva que o PL havia anunciado com Bolsonaro na Câmara dos Deputados. O ex-presidente segue sob investigação por sua atuação antes e depois das eleições de 2022 e dos atos de 8 de janeiro de 2023.