A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou um novo Boletim Epidemiológico (BE) com o balanço dos casos prováveis de arboviroses na Paraíba em 2025. No período de 1º de janeiro a 26 de abril, foram contabilizados 4.335 casos, sendo 3.350 de dengue (77,28%), 356 de chikungunya (8,21%) e 9 de zika (0,21%). Também foram confirmados 620 casos de febre oropouche, o que representa 14,30% do total de casos de arboviroses registrados no estado. Mais uma vez, a SES-PB reforça a necessidade de manter os cuidados preventivos.
Até o momento, foi confirmado 1 óbito decorrente de dengue, no município de São Domingos do Cariri, e outro por chikungunya, no município de Campina Grande. Seguem em investigação outros oito óbitos suspeitos por arboviroses nos seguintes municípios: Caldas Brandão (1), Pedras de Fogo (1), Itabaiana (1), João Pessoa (4) e Riachão do Bacamarte (1).
De acordo com a técnica responsável pelas Arboviroses da SES, Carla Jaciara, em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução de 60% nos casos de dengue, quando o estado registrou 8.291 casos prováveis para o agravo. Ela ressalta que a população tem um papel fundamental no processo de prevenção e controle das arboviroses, de um modo geral. “É importante que todos estejam atentos a qualquer meio que venha acumular água ou meios que possam aumentar a proliferação não só do Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), mas também do outro vetor, o maruim (mosquito transmissor da febre oropouche)”, destacou Carla.
As regiões de saúde com maior incidência de dengue são, respectivamente, a 2ª região (506 casos), 3ª região (353 casos) e a 10ª região (135 casos). Ainda segundo Carla Jaciara, assim como o profissional de saúde deve se atentar para a importância de identificar, avaliar e notificar de forma correta cada caso, a população também precisa procurar, caso apresente algum dos sintomas, o serviço de saúde para que cada caso seja devidamente registrado e tratado em tempo oportuno e de forma adequada.
Continuamente, a Secretaria de Estado da Saúde realiza uma série de ações junto aos municípios e às Gerências Regionais de Saúde, com o objetivo de monitorar, supervisionar e assessorar as estratégias de combate e prevenção contra as arboviroses em todo o estado. As atividades incluem agendas específicas como “Dias D” de vacinação, ações de orientação e prevenção junto à população, além de oficinas de qualificação em aplicação de inseticidas em pontos estratégicos para os Agentes de Controle de Endemia e Supervisores de Campo, entre outras.
O Boletim completo pode ser acessado por meio do link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/boletim-epidemiologico-arboviroses-urbanas-no-05_2025.pdf