A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa), promoveu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição do Projeto ‘Escola Amiga dos Animais’, dentro da programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal General Rodrigo Otávio, localizada no Bairro dos Estados, e contou com a participação de cerca de 120 alunos da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo da ação foi conscientizar as novas gerações sobre a importância de promover o bem-estar animal e de construir uma sociedade mais ética, empática e responsável com os animais. Durante todo o dia, os estudantes participaram de palestras, atividades educativas e dinâmicas lúdicas conduzidas por técnicos da Secupa.
O secretário de Cuidado e Proteção Animal, Guga Pet, destacou a importância do conteúdo abordado. “Por meio de palestras, dinâmicas e atividades lúdicas, os estudantes aprenderam sobre adoção responsável, cuidados básicos com os animais, como identificar e denunciar maus-tratos e, acima de tudo, como ser um verdadeiro guardião mirim dos animais”, ressaltou.
Além da equipe da Secretaria, o evento teve o apoio de veterinários, que tiraram dúvidas dos alunos e orientaram sobre os cuidados com os pets, da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar da Paraíba, do Projeto Mares Sem Plástico e do Projeto Tampa Solidária — que ampliaram o alcance educativo e ambiental da atividade.
O projeto- ‘Escola Amiga dos Animais’, desenvolvido pela Secupa, tem como missão levar informação e conscientização sobre proteção animal para estudantes de toda a Rede Municipal de Ensino. O projeto percorre diferentes escolas com atividades voltadas à educação ambiental e ao respeito à vida, com foco na formação de cidadãos mais conscientes e solidários.
A Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais segue com outras atividades programadas até o fim do mês, envolvendo ações educativas em espaços públicos, feiras de adoção e campanhas de sensibilização nas redes sociais da Prefeitura.