O governador João Azevêdo lamentou com pesar a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta manhã, e decretou luto oficial de sete dias na Paraíba.
O chefe do Executivo destacou a humildade que o Papa Francisco imprimiu na sua trajetória de Sumo Pontífice, ressaltando sua coragem em defender o diálogo, o acolhimento e o respeito às diferenças, promovendo a abertura da igreja católica, com uma abordagem mais humana e acolhedora.
Ao expressar sinceros sentimentos à comunidade católica e às pessoas que, de certa forma, foram tocadas pelos ensinamentos e pela sensibilidade do Papa Francisco, o governador João Azevêdo deseja que seu legado continue sendo uma fonte permanente de inspiração na construção de um mundo mais justo e fraterno.
PMJP
O prefeito Cícero Lucena manifestou profundo pesar pela notícia da morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21). Também decretou luto oficial de três dias no Município de João Pessoa, com as homenagens ao ‘Papa do Povo’.
O pontífice tinha 88 anos e esteve interno por cerca de 40 dias para tratar uma forte pneumonia. Faleceu na residência oficial no Vaticano, horas após sua última aparição pública, para abraçar os fiéis no domingo de Páscoa.
Cícero Lucena destacou a dedicação com que Jorge Mario Bergoglio (nome de batismo do papa), o primeiro Pontífice latino-americano, sempre atuou no serviço a Deus e à Igreja. Afirmou também que o legado de paz, fé e amor ao próximo marca profundamente corações em todo o mundo.
Confira nota divulgada pelo prefeito:
“Com o coração apertado, recebi nesta segunda-feira, 21, a notícia do falecimento do Papa Francisco. Um homem santo que dedicou sua vida ao Senhor e à Sua Igreja, o primeiro Pontífice latino-americano deixa um legado de paz, fé e amor ao próximo, marcando profundamente corações em todo o mundo.
Homem de hábitos simples, Jorge Mario Bergoglio foi um farol de caridade e acolhimento, lembrando-nos que o mundo precisa, mais do que nunca, de uma Igreja que coloque os humildes no centro de sua missão.
Agora, o Bispo de Roma volta à casa do Pai, deixando-nos a inspiração de seu exemplo e a saudade de sua presença.”
ALPB
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, líder espiritual da Igreja Católica e símbolo de paz, justiça e solidariedade para milhões de fiéis em todo o mundo.
“O Papa Francisco deixa um legado marcado pelo diálogo inter-religioso, pela defesa dos pobres e marginalizados, pela promoção da fraternidade e pela coragem de enfrentar desafios globais com humildade e firmeza. Sua trajetória inspiradora, de profunda simplicidade e compromisso com os valores cristãos, tocou corações e consciências muito além das fronteiras da religião”, destacou Adriano.
Para Francisco morreu aos 88 anos em decorrência de problemas de saúde que enfrentava nos últimos meses. A ALPB se solidariza com toda a comunidade Católica, dentre eles milhares de paraibanos que, com admiração e carinho, acompanharam o pontificado de Francisco. Que seu exemplo continue a iluminar os caminhos da humanidade na busca por um mundo mais justo, fraterno e compassivo.