O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, detalhou a construção de três Hospitais da Mulher e do Hospital de Trauma do Sertão, além da reforma em oito outros hospitais. As informações foram divulgadas pelo superintendente em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (24).
“Já agora, neste primeiro semestre, vai ser entregue o Hospital da Mulher de João Pessoa. Naquela unidade onde funcionava a Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, foi construído um novo edifício ali, um grande hospital com mais de 200 leitos. Será um grande equipamento com a previsão de funcionamento agora no mês de maio. É um hospital que vai nascer com a gestão PB Saúde”, relatou em entrevista à Arapuan FM.
Ainda segundo Jhony Bezerra, o hospital “trará um ganho enorme para a saúde não só da mulher, mas ao ‘combo’ materno-infantil porque ali será uma grande maternidade de alto risco, tendo UTI Neonatal, UTI materna e todo parque tecnológico voltado para a saúde da mulher porque a gente vê, hoje, que a mulher tem dificuldade para conseguir alguns exames.”
“Teremos, ali também, uma equipe preparada para fazer a parte de diagnóstico focada em mamografia, ressonância, tomografia, procedimentos de biópsia e também a parte de rastreio do câncer, dentro do programa Paraíba Contra o Câncer”, acrescentou.
Hospital da Mulher de Campina Grande
O superintendente da PB Saúde ainda falou sobre o Hospital da Mulher de Campina Grande.
“O Hospital de Clínicas será também chamado de Hospital da Mulher de Campina Grande. Ali, sim, o maior hospital público da Paraíba: são 314 leitos. Conta com estrutura de maternidade de alto risco e UTI Neonatal. Ele contará também com estrutura para cirurgias de alta complexidade cardíacas, neurológicas, urológicas… Um equipamento que vai fortalecer todo o compartimento da Borborema”, disse.
Hospital de Trauma do Sertão
Jhony também deu informações sobre o Hospital de Trauma do Sertão
“O Hospital de Trauma do Sertão vai trazer independência para o sertanejo que ainda, quando precisa de uma cirurgia neurológica, de um politraumatizado, um acidente, precisa ir a Campina Grande. Com esse equipamento, teremos terão total independência no tratamento do politraumatizado com a mesma estrutura do Hospital de Trauma de João Pessoa e de Campina Grande. Este hospital é previsto para ser entregue até o final de 2026”, informou o superintendente.
Hospital da Mulher do Sertão, em Sousa
Haverá, também, um Hospital da Mulher do Sertão, em Sousa.
“Vamos levar independência para a mulher sertaneja. A gente tem a Maternidade Peregrino Filho, em Patos, mas hoje ela abarca todo o Sertão, então se torna insuficiente em virtude da demanda. Então o hospital disponibilizará mais uma maternidade de alto risco, justamente para fortalecer o Sertão com foco na região do Alto Sertão”, pontuou.
Jhony Bezerra lembrou que, entre as unidades que estão sendo reformadas, estão o Hospital Regional de Cajazeiras, o Hospital Regional de Itaporanga, o Hospital Peregrino Filho e o Hospital do Bem, ambos em Patos, e o Hospital Regional de Guarabira. Serão feitas obras de ampliação e melhorias nas unidades.