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Paraíba se destaca no Avanço na Alfabetização, segundo avaliação do IFL

A alfabetização das crianças da Paraíba registrou um avanço significativo em 2024, conforme revelam os resultados da avaliação do IFL (Índice de Fluência Leitora), conduzida pelas Secretarias de Educação dos estados. Os dados indicam uma melhoria expressiva no desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, reforçando a eficácia das políticas públicas voltadas para a aprendizagem da leitura.

Com uma taxa de participação elevada, de 95,5%, os resultados da avaliação evidenciam uma evolução notável. No início do ano, 63% dos alunos eram classificados como pré-leitores, enquanto apenas 5% estavam no nível de leitores fluentes. Na avaliação mais recente, essa realidade mudou: o percentual de pré-leitores caiu para 32%, os leitores iniciantes subiram para 51%, e os leitores fluentes saltaram para 17%. Esse progresso representa uma redução de 31% no número de crianças que ainda não liam e um crescimento de 12% no grupo dos leitores fluentes.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, celebrou os resultados e destacou o impacto positivo das ações implementadas. “Ver esse avanço expressivo na alfabetização das nossas crianças é a prova de que estamos no caminho certo. O compromisso da Paraíba com a educação de qualidade está rendendo frutos, e esses números refletem o empenho de gestores, professores e toda a rede de ensino em garantir que nossas crianças tenham um futuro melhor por meio da leitura”, afirmou.

O Índice de Fluência Leitora (IFL), indicador que mede o nível de fluência em leitura numa escala de 0 a 10, também demonstrou um crescimento expressivo. Comparando os dois momentos da avaliação em 2024, o índice subiu 1,8 pontos, refletindo a melhoria no desempenho dos estudantes. O impacto desse avanço pode ser observado nos municípios: no início do ano, 144 cidades estavam nos níveis mais baixos de fluência. Agora, ao final de 2024, apenas um município permanece no nível 2, um indicativo claro do sucesso das estratégias implementadas.

Outro dado relevante aponta um crescimento de quase 84% no número de estudantes leitores na Paraíba ao longo do ano. No início de 2024, 37% das crianças conseguiam ler; agora, esse número chega a 68%. Esse avanço reforça a importância da continuidade das ações de alfabetização e do investimento na qualificação do ensino.

Para o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, o Pacto Alfabetiza Mais Paraíba tem sido um pilar fundamental para esses avanços. “Os resultados demonstram o impacto positivo do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, que fortalece a colaboração entre Estado e municípios, garantindo suporte técnico e metodológico para a alfabetização das nossas crianças. Essa união de esforços tem sido essencial para transformar a realidade educacional no estado”, pontuou.

Os resultados da Avaliação de Fluência Leitora reafirmam o compromisso da Paraíba com a educação de qualidade. A diminuição do número de pré-leitores e o aumento dos leitores fluentes demonstram que as iniciativas adotadas estão transformando a realidade dos estudantes, garantindo um futuro com mais oportunidades para as crianças da rede pública estadual.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

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