O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPTran) divulgou o balanço das ações que foram realizadas em 2024 para prevenir acidentes e combater irregulares. Dois dos destaques das autuações, foram conduzir veículo sob influência de álcool (mais de 2.500 pessoas flagradas) e conduzir veículo com o cano de escape alterado para produzir barulho excessivo (mais de 4 mil pessoas notificadas).
Essas e outras práticas fizeram parte das mais de 135 mil autuações feitas pelo BPTran contra quem infringiu o Código de Trânsito Brasileiro, em 2024, na Paraíba. Foram mais de 9 veículos apreendidos, no ano. Um dos fatos que chamaram atenção, mesmo com as campanhas educativas sobre os riscos, foi o número de motociclistas flagrados sem capacete: 35 mil.
O comandante do BPTran, tenente-coronel Lucas, disse que a unidade apresentou resultados também em outras áreas da na segurança pública. “Estivemos atuando na segurança do trânsito, mas também atuamos na segurança pública como um todo, para reduzir crimes de roubo, contra a vida e outros delitos. Foram 115 armas de fogo apreendidas e 970 pessoas presas por conduzir veículo roubado ou furto, mandado de prisão, entre outros crimes”, destacou.
Agora em janeiro, o Batalhão segue intensificando as fiscalizações e rondas, principalmente em locais com maiores movimentações de pessoas.