Uma operação conjunta envolvendo o Instituto de Polícia Científica, Polícia Civil e Militar e a Energisa resultou na prisão de 12 pessoas nesta quarta-feira (06). O foco da ação foi o combate às ligações clandestinas em várias cidades do Sertão como Jericó, Riacho dos Cavalos e Catolé do Rocha. Cerca de 65 profissionais foram mobilizados para a operação.
Foram identificadas mais de 30 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências. A energia recuperada foi de aproximadamente 65.000 kWh, o que corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês.
O furto de energia, crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa. Além dos riscos legais, o desvio de energia representa um perigo significativo para a segurança pública, pois as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e a queima de equipamentos.
A população pode fazer denúncias anônimas sobre ligações clandestinas e fraudes nos medidores pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp, no ite da Energisa ou pelo aplicativo Energisa On.