O vereador Renato Martins (Avante) sugeriu ao Executivo Municipal a criação da Secretaria de Proteção Animal em João Pessoa. A sugestão aconteceu durante pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar ainda repudiou agressão de vereador de Fortaleza a um porco.
Renato Martins veiculou vídeo no qual o vereador reeleito de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), segura um leitão pelas orelhas, enquanto o animal fica grunhindo. O parlamentar cearense foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE) por maus-tratos, na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e no Ministério Público do Ceará (MPCE).
“Essa é uma peça publicitária com fins eleitorais, eleitoreiros, mas se torna evidentemente um flagrante crime de maus-tratos animal. No Ceará, existe Secretaria de Proteção Ambiental, delegacia específica para tratar disso e várias leis sancionadas sobre o tema”, afirmou Renato Martins, sugerindo um voto de repúdio ao gesto do vereador de Fortaleza. “Isso é um crime, o porco não tem nada a ver com a eleição, um ato covarde, didaticamente espúrio. Como um vereador que tem que dar exemplo faz isso? Que tipo de mensagem passa à sociedade?”, refletiu o vereador.
O vereador destacou que Cícero Lucena (PP) foi o prefeito que mais avançou na pauta animal na cidade, e que a criação de um órgão de proteção é um incremento às pautas já implementadas. “Nós defendemos a criação de uma Secretaria de Proteção Animal em João Pessoa, a cidade aprova. Aprovou com a estrondosa votação do vereador Guga Pet, um grito de que o prefeito Cícero está no caminho certo e que agora é incrementar ainda mais essas políticas”, declarou.
Carlão (PL) afirmou que a causa animal é uma pauta necessária, mas que não se pode esquecer a pauta humana. “Cuidemos dos animais e não esqueçamos dos humanos”, enfatizou Carlão.
Renato Martins afirmou que pretende apresentar Projetos de Lei sobre o tema, como o que pede atendimento preferencial aos animais, em instituições veterinárias, que tenham tutores com câncer, alguma deficiência ou ainda sejam pessoas em estado de depressão severa confirmado por laudo médico. Para o parlamentar, o animal tem papel fundamental na preservação da saúde e na qualidade de vida dessas pessoas.