O prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra vão incluir a rede municipal de ensino de João Pessoa no projeto ‘Conexão Mundo’, um programa de intercâmbio no Reino Unido, com tudo pago pela Prefeitura, voltado para alunos e professores de língua inglesa.
Candidatos à reeleição, os gestores têm reafirmado essa proposta, que integra o Plano de Governo, durante suas atividades de campanha.
O programa de intercâmbio, inclusive, será realizado em parceria com instituições internacionais. Esta iniciativa vai contribuir para o fortalecimento da aprendizagem de outro idioma. Alunos e professores vão aprender novas línguas, conhecer outras culturas e trazer esse conhecimento para as escolas locais.
Cícero e Leo também vão implantar, na Zona Sul da cidade, a nova unidade do ‘Centro de Línguas Estrangeiras’ – o Celest Sul. Além disso, será criada, em João Pessoa, mais escolas bilíngue.
Atualmente, o Celest conta com cerca de 1.400 alunos matriculados. Somente no primeiro semestre de 2024 foram ofertadas 725 novas vagas. Para o segundo, foram mais de 650.
O Celest possibilita a aprendizagem de comunicação efetiva em língua estrangeira – inglês, espanhol, francês e alemão, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos são gratuitos e têm duração de três anos, divididos em seis semestres letivos.
Ao longo da atual gestão, uma das ações do prefeito Cícero Lucena foi a implantação do ensino de língua inglesa a partir do 1º ano do ensino fundamental, além da inclusão do pedagogo nas equipes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) para a coordenação pedagógica.