A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu a operação especial de trânsito a ser executada no próximo domingo (6), dia das eleições. O planejamento apresenta seis pontos de interdição em locais estratégicos para o adequado andamento do pleito. Ao todo, cerca de 80 agentes de mobilidade estarão distribuídos pela cidade ao longo do dia para viabilizar desvios e intervir em eventuais incidentes.
Os pontos de interdição estarão nos arredores do Fórum Eleitoral, no bairro de Tambiá; do Tribunal Regional Eleitoral, no Centro; Casa Pequeno Davi, Roger; do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe; do Colégio Olívio Ribeiro, nos Bancários e do Colégio Oscar de Castro, em Cruz das Armas.
Além dos bloqueios, haverá monitoramento constante e intervenções, se necessário, nos colégios Oscar de Castro, José Lins do Rego, AZ e Alice Carneiro, Leonel Brizola, Meta e Master.
Em todos os pontos, haverá interdições ou implantação de sentido único de circulação de tráfego que serão acompanhados e orientados por agentes de mobilidade, já a partir das 6h.
“Também teremos equipes monitorando pelas câmeras direto do nosso Centro Operacional de Trânsito e Transporte, prontas para intervir caso algum fato pontual ocorra. Destacamos a importância de que os eleitores se dirijam com antecedência aos locais de votação para evitar congestionamento ou aglomerados de pessoas, auxiliando na celeridade a este importante processo democrático. Nossa expectativa é de que tudo transcorra tranquilamente e a segurança viária seja mantida na cidade”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho.
Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob-JP, explica que nos trechos interditados, será autorizada apenas a circulação de veículos para moradores locais, viaturas caracterizadas, pessoas com deficiência que irão votar e servidores a serviço do pleito eleitoral.
“Nossas equipes seguirão patrulhando por toda cidade e, ainda, em pontos específicos, justamente para garantir o acesso de todos aos locais de votação da forma mais tranquila possível. Também colocamos a disposição do cidadão o número 98760-2164, entre 6h e 00h, para que envie mensagens e possa nos acionar em casos de urgência”, destaca o diretor.
A orientação da Semob-JP é que os eleitores procurem votar em horários alternativos, evitando os períodos de grande movimentação, que geralmente ocorrem entre 8h e 9h da manhã e entre 16h e 17h.
Confira abaixo os pontos de interdição:
Fórum Eleitoral – A partir das 6h, haverá o isolamento total da Rua Prof. Batista Leite. Na Rua Dep. Odon Bezerra haverá isolamento das vagas de estacionamento localizadas entre a Fundação de Atendimento Comunitário (FAC) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), direcionando o uso para veículos do TRE.
TRE – A partir das 6h, haverá a interdição da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Monsenhor Walfredo Leal. Na Avenida Pedro I, a faixa da esquerda estará isolada e a da direita, livre para circulação.
IFPB – A partir das 6h, será bloqueada a Avenida 1º de Maio, no trecho entre as ruas Generino Maciel e Carmelo Rufo.
Colégio Papa Paulo VI – A partir das 6h, será bloqueado o trecho da Avenida José Tavares localizado entre as avenidas Cruz das Armas, Centenário e Benjamim Lira.
Colégio Olívio Ribeiro Campos – A partir das 6h, será implantada mão única de circulação na Rua Esmeraldo Gomes Vieira.
Casa Pequeno Davi – A partir das 6h, será bloqueado o trecho em frente a instituição na Rua João Ramalho no Roger.
Transporte público – Nesta semana, a Semob-JP já havia divulgado a operação do transporte público na Capital para o dia do pleito, que contará com todas as linhas de ônibus em circulação e gratuidade da tarifa para passageiros, entre 6h e 20h, portando Passe Legal e Título de Eleitor, seguindo decreto de nº 10.772, publicado no Diário Oficial no último dia 1º de outubro, que teve como base recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).