26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueJoão Pessoa tem média de 29 mm de chuvas em 24 horas

João Pessoa tem média de 29 mm de chuvas em 24 horas

João Pessoa registrou média de 29,08 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas – até as 16h desta terça-feira (16). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou algumas ocorrências relacionadas às chuvas, a maioria de alagamentos pontuais. As equipes seguem em alerta, monitorando as áreas de risco, como barreiras, encostas e margens de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, afirmou que as ações preventivas realizadas pela Compdec-JP e pelos demais órgãos da gestão municipal têm evitado grandes transtornos para a população neste período de maior incidência de chuvas. “Nós realizamos um trabalho de prevenção que tem surtido efeito. Os rios estão mantendo boa fluidez e sem sinais de transbordamento até o momento, assim como a rede de drenagem está suportando as atuais condições, embora tenham ocorrido alagamentos em alguns pontos, mas que escoam tão logo as chuvas cessem”, destacou.

Precipitações – A maior precipitação foi registrada no bairro do Cristo, onde choveu 41 mm, seguido do Centro, com 36,6 mm, e Grotão, com 34mm. O menor índice foi no bairro de Manaíra, onde choveu 15,8 mm.

Previsão – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta terça-feira (16), aviso metereológico com previsão de chuvas de 20 mm e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h da quarta-feira (17).

Orientações – Em caso de chuvas fortes, as pessoas devem adotar medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.

A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo WhatsApp 98831-6885, telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Trânsito – Para reduzir os transtornos provocados à mobilidade urbana, por conta do acúmulo de água em alguns trechos da cidade, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realiza vídeomonitoramento através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott). Até as 15h desta terça-feira (16), nenhum sinistro de trânsito foi registrado devido às chuvas.

Equipes em campo atuaram no entorno do Viaduto do Cristo (entre os bairros Água Fria, José Américo e Cristo) e na lateral da Cidade da Polícia (Geisel), locais que registram congestionamento por conta de trechos alagados.

Além de disponibilizar o WhatsApp 98760-2134 para que a população envie mensagem e informe qualquer situação de urgência de trânsito, a Semob-JP também utiliza as redes sociais @semobjp (Instagram) e @transitosemobjp (“X”, antigo Twitter) para orientar os condutores em dias chuvosos, visando colaborar com a segurança viária de todos. Entre essas dicas estão: manter a velocidade reduzida; acionar os faróis; não passar em áreas alagadas e respeitar todas as sinalizações.

Infraestrutura – Equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também foram mobilizadas para atuar em pontos da cidade durante o período de chuvas registrado nesta terça-feira (16). Foram realizados serviços de manutenção de limpeza e desobstrução de galerias com remoção de entulhos em locais como Timbó, Expedicionários, Centro, Funcionários, Cruz das Armas, Cabo Branco, Tambaú, Bessa e Manaíra.

Esse serviço contribui para o escoamento da água, evitando alagamentos e sanando problemas em pontos onde foram registrados acúmulo de água.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas