25.5 C
João Pessoa
InícioDestaqueEm parceria com Hemocentro, Defensoria realiza mutirão para exames gratuitos de DNA

Em parceria com Hemocentro, Defensoria realiza mutirão para exames gratuitos de DNA

Dentro da programação do Dia D: Defensoria com Cidadania, nesta terça-feira (16), a Defensoria Pública do Estado, em parceria com o Hemocentro, vai disponibilizar exames gratuitos de DNA para incentivar o reconhecimento da paternidade. A coleta de sangue vai acontecer das 9h às 13h, no Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (NEPIJ) da DPE-PB, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503. A ação faz parte da semana especial de comemoração pelo aniversário da DPE-PB, cuja programação começa nesta segunda-feira (15).

Para o Dia D, a DPE preparou um dia de mutirões de cidadania, a exemplo do “Meu pai tem nome”, que já faz parte do calendário de atividades da instituição, com o objetivo de incentivar o reconhecimento da paternidade e garantir a crianças e adolescentes a filiação completa no registro de nascimento. A parceria com a Secretaria de Estado (SES) possibilitará a coleta de sangue no mesmo dia para o exame gratuito de DNA.

Quem desejar fazer o reconhecimento de paternidade socioafetiva também poderá participar do mutirão. As famílias devem levar os documentos pessoais, incluindo a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido, e o comprovante de residência.

POPULAÇÃO TRANS – O Dia D também terá o mutirão “Meu Direito Começa pelo Nome”, organizado pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate à Homofobia da DPE-PB. Na ocasião, as pessoas trans poderão fazer a retificação de prenome e gênero para a população trans. Uma parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e com cartórios de registros de João Pessoa possibilitará a emissão gratuita de certidões de registros.

Para participar, é preciso apresentar alguns documentos, tais como certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso), RG e CPF, título de eleitor, comprovante de residência e certidões de protesto, que poderão ser retirados gratuitamente durante a ação.

2º VIA DA CERTIDÃO – 
As pessoas que têm dificuldades para retirar a segunda via da certidão de nascimento também poderão recorrer ao Dia D da Defensoria. Os atendimentos serão realizados pelo Núcleo Espacial de Cidadania e Direitos Humanos. Os documentos não serão emitidos durante o evento, mas a DPE-PB se encarregará das providências e encaminhamentos aos assistidos.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas