25.8 C
João Pessoa
InícioDestaqueSecretaria de Saúde de João Pessoa reúne gestores dos serviços para apresentar...

Secretaria de Saúde de João Pessoa reúne gestores dos serviços para apresentar novos protocolos de encaminhamentos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa reuniu gestores dos serviços de Atenção Básica, Especializada e Pré-hospitalar para apresentar novos protocolos operacionais que deverão ser utilizados pelos profissionais da assistência. O objetivo é agilizar os encaminhamentos para exames e consultas na Rede de Saúde do Município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, os protocolos estabelecem critérios na realização dos encaminhamentos realizados nos serviços de saúde. “A rede de saúde e seus fluxos são complexos, por isso os médicos deverão se basear nesses critérios para saber quando encaminhar um paciente para uma determinada especialidade ou para um determinado exame”, afirmou.

Os novos protocolos têm a finalidade de orientar e reforçar a referência correta dos pacientes para as especialidades, conforme critérios clínicos consolidados na literatura médica. Os documentos também definem quais são os critérios de prioridade para o encaminhamento.

“O que estamos estabelecendo com a elaboração dos protocolos municipais são critérios onde a gente vai poder dizer se aquilo está correto ou não e, quando estiver correto, se aquele caso é mais grave do que os outros”, explicou Eduardo Simon, médico regulador da Central de Regulação Municipal.

A SMS vai elaborar um cronograma para o treinamento dos profissionais que atuam nos serviços assistenciais, iniciando pelos médicos e enfermeiros da Atenção Básica. “Será um trabalho continuado. Posteriormente, vamos treinar também agentes de saúde da família e profissionais de outros serviços”, destacou o secretário municipal de Saúde.

Além dos profissionais, a população também pode ter acesso aos protocolos para entender melhor como funcionam os critérios de encaminhamentos. Os documentos estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa por meio do link:  https://hipl.at/_Nb4

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas