26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueJoão Azevêdo visita navio Atlântico e destaca investimentos no Porto de Cabedelo

João Azevêdo visita navio Atlântico e destaca investimentos no Porto de Cabedelo

O governador João Azevêdo visitou, na noite dessa quinta-feira (14), o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140), o maior navio de guerra da América Latina, que atracou no Porto de Cabedelo na manhã de ontem e estará aberto para a visitação do público no próximo domingo (17). A visita ocorreu durante a cerimônia chamada Parada Após o Pôr do Sol.

A embarcação tem 203 metros de comprimento, é do tipo porta-helicópteros, com hangar para até 18 aeronaves. A sua construção foi nos anos 1990 e em 2017 foi comprado pelo Governo do Brasil e oficialmente integrado à Marinha Brasileira em 2017.

Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual ressaltou a satisfação de receber na Paraíba o maior navio da Marinha, que atracou em Cabedelo em virtude das obras da dragagem. “A atracação do navio Atlântico vem coroar o esforço que nós fizemos no sentido de fazer com que o canal fosse aprofundado, mostrando para o mundo que o Porto é capaz de receber grandes navios, promovendo, dessa forma desenvolvimento e geração de emprego e renda nesse espaço que é a porta de entrada e saída dos nossos produtos”, frisou.

O comandante da Marinha do Brasil, almirante Marcos Sampaio Olsen, destacou a alegria de estar na Paraíba e agradeceu a receptividade ao navio Atlântico. “É uma profunda satisfação estar nessa terra porque o Porto de Cabedelo é imprescindível para o comércio, economia e desenvolvimento nacional. É também muito importante estreitar a relação da Marinha com o Estado para contribuir com o crescimento do Brasil”, comentou.

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, afirmou que a visita do navio é um marco para o Porto de Cabedelo. “Historicamente, ficará na nossa memória a atracação do Atlântico, o maior navio de guerra da Marinha, e conseguimos fazer isso com uma operação mercante. Eu quero prestar nossa gratidão ao governador João Azevêdo, que tem atuado em favor  do Porto para transformá-lo no vetor de desenvolvimento econômico e regional e ao comandante da Marinha, almirante Olsen. Estamos muito satisfeitos por todos os resultados de operação, com recorde que temos batido de exportação de açúcar, dentre outras ações”, falou.

Também estiveram presentes os deputados federais Murilo Galdino e Raniery Paulino; os deputados estaduais João Gonçalves e Jutay Meneses; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o secretário de estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; dentre outras autoridades.

Navio Atlântico” (A-140) – Ao longo da sua história, o NAM Atlântico já integrou diversas operações, entre elas o apoio humanitário. Pela primeira vez na Paraíba, o A-140 integra a Operação “Aderex” 2024, que está sendo realizada no litoral brasileiro, para treinamento da Marinha do Brasil.

Durante a Aderex, o NAM Atlântico realiza diversos exercícios na área marítima entre Recife-PE e Cabedelo-PB, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.

Fotos: Francisco França

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas