30.6 C
João Pessoa
InícioDestaqueUnidade móvel do Hemocentro coleta mais de 80 bolsas de sangue em...

Unidade móvel do Hemocentro coleta mais de 80 bolsas de sangue em Princesa Isabel

A unidade móvel do Hemocentro da Paraíba, equipamento que integra a rede de atenção em saúde do Governo do Estado, realizou, nessa quarta-feira (21), ação itinerante na cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano. Na ocasião, foram coletadas 81 bolsas de sangue, na atividade que reuniu 121 doadores voluntários.

Apesar das chuvas, os candidatos à doação voluntária de sangue chegaram cedo à Praça das Estrelas, onde foi instalada a unidade de coleta. O trabalho começou às 7 horas e se estendeu até as 16h30, atendendo a todos os candidatos que estiveram presentes.

O agente de saúde Adalberto Barbosa, 31 anos, foi o primeiro a fazer a doação. “Sou doador voluntário e estava aguando a oportunidade de fazer mais uma doação de sangue. É uma alegria poder contribuir com a saúde de outra pessoa, ainda mais em um ônibus de coleta tão bonito e confortável”, elogiou.

Quem também aprovou a experiência de fazer a doação na Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro (Hemoiba), foi o comerciante José Ivaldo de Lima, 33 anos. “Quem doa em local tão confortável não quer mais deixar de doar. Atendimento de primeira, todos os profissionais acolhedores e simpáticos, um ambiente climatizado muito bom e a gente não quer mais sair daqui”, brincou.

A estudante Carla Laís, 20 anos, em sua primeira doação de sangue também revelou satisfação. “A presença do ônibus de coleta na nossa cidade facilita a doação de sangue. Toda minha família vai poder vir fazer a doação porque estamos perto de casa, na nossa cidade. Meus pais já são doadores de sangue, a gente faz questão de ajudar”, enfatizou.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, que participou da coleta em Princesa Isabel ressaltou a importância da nova Unidade Móvel para as ações de captação e fidelização de doadores de sangue.

“A coleta de sangue em unidades móveis é uma iniciativa vital que oferece aos doadores a oportunidade conveniente de salvar vidas. Essas ações promovem a conscientização sobre a importância da doação de sangue e tornam mais acessível para as pessoas contribuírem para a saúde da comunidade. Ao participar dessas ações em unidades móveis, os doadores estão fazendo uma grande diferença ao fornecer o vital recurso sanguíneo que pode salvar vidas em situações de emergência, cirurgias e tratamentos médicos”, destacou Shirlene Gadelha.

Moradores dos municípios de Manaíra, Desterro, Taperoá e Juazeirinho, entre outras cidades também participaram da ação. A tecnológa em radiologia da cidade de Manaíra, Elaonai Rabelo, avaliou positivamente a ação de coleta externa. “Foi uma experiência muito tranquila e favorável para fazer a doação em um local próximo da gente”, pontuou.  O agente de saúde José Pereira de Olinda estava radiante. “É maravilhosa a experiência de doar sangue, salvar uma, duas ou até quatro vidas. É importante ajudar a salvar vidas”, disse Olinda.

Cronograma
Nos dias 27 e 29 de fevereiro, a Unidade Móvel de Coleta vai para outras cidades da Paraíba, respectivamente, Itabaiana e Picuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas