29.8 C
João Pessoa
InícioDestaqueEnem dos concursos: Governo Federal lança edital com mais de 6 mil...

Enem dos concursos: Governo Federal lança edital com mais de 6 mil vagas; entenda

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”, vai centralizar em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do Governo Federal.

Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a 6.640 vagas disponíveis em órgãos federais, desde que sejam de uma mesma área de atuação.

1. Por que o governo decidiu unificar os concursos?

A proposta foi desenhada após a procura de alguns órgãos que tiveram concursos autorizados e relataram ter dificuldade de organizar os certames por conta própria, explica José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

2. Qual é a proposta da pasta?

A intenção do Ministério da Gestão é criar algo similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional.

Inicialmente, a proposta é realizar o concurso unificado para preencher as milhares de vagas que estão abertas no serviço público federal neste ano, mas também cria bases de transição para um modelo de seleção periódico, afirma o MGI.

3. Todos os órgãos federais precisam aderir?

Os órgãos do governo federal poderiam aderir ao Concurso Nacional Unificado de forma voluntária até o dia 29 de setembro. Depois, aqueles que mudaram de ideia tinham até 6 de outubro para comunicar o MGI.

De acordo com o ministério, todas regras do programa seriam esclarecidas após a adesão dos órgãos, que poderão agregar mais detalhes ao processo seletivo.

4. Como vai funcionar a inscrição?

Os candidatos poderão concorrer a várias vagas de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.

Depois disso, será necessário indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

Ao todo, serão oito bloco temáticos (áreas de atuação)

5. Como será a prova? E onde?

Inicialmente, a prova seria aplicada em 180 municípios brasileiros. No dia 14 de dezembro, o Ministério da Gestão atualizou a aplicação para 217 cidades. Porém, durante uma coletiva realizada no dia 10 de janeiro, o número de cidades subiu para 220.

A mudança foi definida após diálogo com a Fundação Cesgranrio, a banca responsável pela realização da prova. A ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.

Após a primeira fase poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, etc.

6. Quais são as vagas e salários?

O Ministério da Gestão divulgou no dia 29 de setembro que 20 órgãos participariam da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores.

Depois, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) entrou na lista, e o número de vagas subiu de 6.590 para 6.640, em 21 órgãos.

Navegue pela tabela abaixo para conferir os cargos, o número de vagas e a previsão dos salários iniciais, com base na remuneração atual dos servidores públicos federais.

7. Cronograma

  • Publicação do Edital: 10/1/2024
  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

8. Canal de denúncias

O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: [email protected]. Além disso, o endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

G1

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas