26.1 C
João Pessoa
InícioTemas em PautaDitados ultrapassados - leia Demétrius Faustino

Ditados ultrapassados – leia Demétrius Faustino

No imaginário já foi dito que ditados populares são frases que transmitem ensinamentos e conselhos que foram passados de geração em geração, e que muitas vezes contêm sabedoria e reflexões sobre a vida. E que eles são uma forma importante de preservar e transmitir a cultura de um povo, além de servirem como guia para a tomada de decisões e para a reflexão sobre a vida. E ainda que muitos ditados populares são conhecidos em diferentes países e culturas, e alguns deles são utilizados até hoje no cotidiano das pessoas.

Mas será que são uma sabedoria consagrada, divina? um caminho para a iluminação e a paz interior? Será que essas sabedorias funcionam no mundo atual? Entendemos haver controvérsia, senão vejamos.

A frase “Devagar se vai ao longe” por exemplo, nos lembra da importância da serenidade e obstinação na busca de nossos objetivos. Entretanto, no mundo de hoje, onde resultados ocorrem imediatamente após uma ação ou intervenção, a morosidade pode ser vista como uma imperfeição profissional, especialmente em trabalhos que requerem eficiência e agilidade.

Nesse contexto, a contemporaneidade enfraqueceu também “a pressa é inimiga da perfeição, pois nessa expressão popular que significa que a pressa pode levar a erros e imperfeições em uma tarefa ou projeto, já que quando estamos com pressa, podemos tomar decisões precipitadas ou não ter tempo suficiente para revisar e corrigir eventuais erros, o que pode comprometer o resultado final, é de se fazer uma observação: apesar de dizer a pressa é inimiga da perfeição, esta última jamais será concretizada.

No mesmo viés da persistência, temos a expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

Pergunta: Será que essa determinação é essencial para alcançar um objetivo, mesmo que pareça difícil ou impossível? Ou será apenas uma metáfora para ilustrar que assim como a água que, mesmo sendo mole e frágil, pode transpor em uma pedra dura após muitas batidas, demonstrando que as pessoas também podem superar obstáculos e alcançar seus objetivos através dessa persistência e do esforço constante?

Preferimos dizer que esse ditado caracteriza mais insistência. Ora, e se a pedra resistir? É melhor partir para outra.

“Por ele ponho minha mão no fogo.” Já essa expressão sinaliza quando uma pessoa tem total confiança em alguém ou em algo, a ponto de estar disposto a correr um grande risco. Entretanto, é recomendável muita ponderação antes de utilizar a expressão ao pé da letra.

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Este ditado popular expressa a desconfiança ou cautela quando algo parece ser bom demais ou excessivamente generoso. Contudo, não é aconselhável incentivar à mendicância pois melhor seria ensinar “alguém a pescar, mas não dar o peixe”.

“Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és” é só para quem tem poucos seguidores.

De nossa parte preferimos ouvir a canção BOM CONSELHO, do Chico Buarque, que faz um chamado à reflexão e à ação.

Portanto, amigo, ouça o Chico:

Ouça um bom conselho, que eu lhe dou de graça,

Inútil dormir que a dor não passa.

Espere sentado, ou você se cansa,

Está provado, quem espera nunca alcança.

Venha meu amigo, deixa esse regaço,

Brinque com meu fogo, venha se queimar.

Faça como eu digo, faça como eu faço,

Haja duas vezes antes de pensar.

Corro atrás do tempo, vim de não sei onde,

Devagar é que não se vai longe.

Eu semeio o vento na minha cidade,

Vou pra rua e bebo a tempestade.

Vou pra rua e bebo a tempestade,

Vou pra rua e bebo a tempestade.

João Pessoa, novembro de 2023.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas