26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueCícero Lucena entrega a Escola Anísio Teixeira, a 31ª requalificada e modernizada...

Cícero Lucena entrega a Escola Anísio Teixeira, a 31ª requalificada e modernizada pela gestão municipal

Crianças e adolescentes têm a escola como a segunda casa – lugar de saberes e de boa acolhida. A Escola Anísio Teixeira, no Conjunto Esplanada, abriu as portas novamente nesta quarta-feira (1°) para receber os alunos depois de quase cinco anos fechada. O prefeito Cícero Lucena entregou a unidade escolar, a 31ª recuperada e modernizada pela atual gestão municipal, e destacou que os alunos terão, nesse reencontro, a oportunidade de se desenvolverem muito mais com as inovações da sala Google, espaço Make e todo aparato tecnológico que está sendo colocado em prática na Rede Municipal de Ensino.

“Estamos avançando para João Pessoa ter a escola com uma qualidade igual ou melhor do que a melhor escola particular da nossa cidade. Em canto nenhum do mundo está escrito que o serviço público tem que ser pior do que o particular. Pelo contrário, nós temos que lutar para ter um serviço público de qualidade, de inclusão, de respeito, de cidadania, porque essa é a missão de quem está nos cargos públicos. E todos que fazem a Prefeitura de João Pessoa, em particular dos que fazem a educação, essa semente vai frutificar uma cidade mais justa, mais humana e mais solidária”, afirmou o prefeito.

A escola Anísio Teixeira foi uma das 45 unidades que a gestão municipal encontrou com obras paralisadas. Durante esse período, os alunos tiveram que estudar em outra escola, no bairro Funcionários II. A secretária municipal de Educação, América Castro, informou que, nessa retomada, além das melhorias, os alunos passarão a estudar em tempo integral. “As mães têm me perguntado o tempo todo, por que aqui nesse bairro não tem uma escola de tempo integral? Essa vai ser, e não é aquela história de manhã uma atividade, de tarde outra atividade, vai ser uma escola mix, onde o nosso aluno vai ser o centro de todas as atividades”, afirmou a secretária.

A Prefeitura de João Pessoa realiza uma verdadeira revolução no ensino com a parceria de duas secretarias – a educação, transforma o ensino mais desafiador por meio dos recursos tecnológicos de computadores, tablets, lego, sala Google, Make, de Ciências, além da Infraestrutura, que realiza as intervenções profundas na estrutura. O secretário Rubens Falcão disse que a Prefeitura precisou realizar processos administrativos para desfazer contratos não cumpridos e iniciar um novo planejamento para a execução da obra por parte da atual gestão.

“A Anísio Teixeira talvez tenha sido a pior situação que nós encontramos de abandono de escola no Município. O verdadeiro caos. Tem uma empresa que ainda brigou na Justiça para não ser punida, mas tivemos de acionar judicialmente, punimos a empresa e tivemos que fazer um levantamento completo, porque nada se aproveitava nessa escola. E, a partir daí, começamos a licitação e, hoje, estamos entregando um novo equipamento de educação do município para a comunidade do Esplanada”, explicou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.

Serviços realizados – Modernização da fachada e acesso a edificação, impermeabilização, pintura, construção de reservatório de água, execução de projeto elétrico e subestação, recuperação da coberta, climatização dos ambientes, substituição de pisos, substituição da rede hidrossanitária, substituição das esquadrias, instalação de bancadas e divisória em granito, além de itens de acessibilidade. O investimento foi de R$1,8 milhão.

A diretora da Escola Anísio Teixeira, Maria do Socorro, disse que a escola perdeu muitos alunos devido ao tempo que ficou de portas fechadas. Mas agora, com praticamente uma nova unidade, será possível atender a comunidade. “Tínhamos cerca de 700 alunos. Hoje nós só temos cerca de 350, porque lá o local era pequeno e as outras crianças foram para outras escolas do Município. “Nós merecemos, porque eu moro também nessa comunidade – é uma coisa assim era muito esperada pelos pais e pelas crianças”, afirmou.

Fotos: Sérgio Lucena

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas