Cinco hospitais integrantes da rede de saúde do Governo da Paraíba atingiram a alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em serviços de saúde e de diálise realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) promoveu a certificação, nessa terça-feira (19).
O evento para entrega da certificação foi realizado no Auditório da Agevisa, em João Pessoa, e fez parte das comemorações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e pelo aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 33 anos na terça-feira (19).
Ao todo, foram 14 unidades certificadas, entre as quais cinco da rede estadual: o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, o Complexo Hospitalar Pediátrico Arlinda Marques e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.
Também receberam certificação na Paraíba o Hospital Memorial São Francisco, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a Clínica Santa Clara, o Hospital Municipal Santa Isabel, o Hospital Napoleão Laureano, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, o Instituto Cândida Vargas, o Hospital Nossa Senhora das Neves e o Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho.
Os participantes foram recepcionados pelo diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira; pela coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa (NSP/Agevisa), enfermeira Polianna Andrade; pela diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica da Agevisa, Vívian de Oliveira Lopes, e o inspetor sanitário Sérgio Freitas.
Avaliação nacional – Desde 2016, a Anvisa promove, anualmente, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva. Esse trabalho é realizado em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias (NSP VISA) de todo o País,
A iniciativa tem base no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, publicado pela Anvisa no ano de 2015, que dá ênfase à gestão de riscos, ao aprimoramento da qualidade e à aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
A avaliação e monitoramento das práticas de segurança do paciente consideram o atendimento a 21 indicadores de estrutura e processo que incluem mais de 45 itens que precisam ser comprovados e anexados. Por meio desse processo, que é realizado pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), formado pela Anvisa e pelas Vigilâncias Sanitárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, analisa-se a conformidade dos serviços de saúde com UTI aos indicadores de estrutura e processo (práticas de segurança do paciente) enviados pelos hospitais participantes.
De acordo com a observância às práticas de segurança do paciente, os serviços com leitos de UTI são classificados em três grupos: Conformidade alta (67% – 100% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo); Conformidade média (34% – 66%), e Conformidade baixa (0% -33%).
- Secom-PB