28.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueVendas do varejo paraibano em julho registram 2ª maior alta do País,...

Vendas do varejo paraibano em julho registram 2ª maior alta do País, revela IBGE

As vendas no varejo paraibano registraram em julho a segunda maior taxa de crescimento do País, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Na passagem de junho para julho de 2023, o volume de vendas do comércio varejista do Estado cresceu 2,4%, ficando atrás apenas do Espírito Santo (3,3%), enquanto o País registrou alta de 0,7%.

Ainda de julho sobre junho, houve resultados positivos em 14 das 27 unidades das federações, com destaque para: Espírito Santo (3,3%), Paraíba (2,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%). Pressionando negativamente, figuram 11 unidades das federações, com destaque para Acre (-2,1%), Alagoas (-1,6%) e Rio Grande do Sul (-1,3%).

Frente a julho do ano passado, a Paraíba registrou também alta de 1,1%, enquanto no acumulado de janeiro a julho deste ano, o crescimento do setor ficou em 1,9%.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e as de material de construção –, a Paraíba foi destaque nacional do indicador ao alcançar o maior crescimento entre 26 unidades da federação e do Distrito Federal (4,9%). Já o país amargou queda de 0,3% no comércio varejista ampliado.

No comércio varejista ampliado, houve quedas em 17 das 27 unidades das federações, com destaque para: Pará (-6,7%), Tocantins (-4,8%) e Rondônia (-4,5%). Já no campo positivo figuram 10 unidades das federações, com destaque para Paraíba (4,9%), Espírito Santo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,9%).

ATIVIDADES QUE MAIS CRESCERAM – As atividades que mais se destacaram no crescimento foram equipamentos e material para escritório informática e comunicação; outros artigos de uso pessoal e doméstico; Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; além de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. Já em tecidos, vestuário e calçados; Livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; e combustíveis e lubrificantes houve variações negativas.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas