Os moradores da Comunidade Santa Bárbara, localizada no bairro Valentina Figueiredo, receberam, nesta quarta-feira (23), a roda de serviços da Caravana do Cuidar. Foram registrados 112 atendimentos nos serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e direito do consumidor. O projeto itinerante é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e beneficia semanalmente moradores de diferentes bairros da Capital.
A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social Valentina, Wellingtânia Lima, esteve no local orientando os moradores sobre os serviços oferecidos pelo Cras. “O atendimento do Cras abrange todo o território de Valentina, Paratibe, Muçumagro, Cuiá, Gramame, Parque do Sol, e algumas comunidades como a Santa Bárbara e Frei Damião. O Cras é a porta de entrada da política da assistência, como a solicitação de cesta básica e enxoval, encaminhamento para o CadÚnico, escutas psicológicas, além de diversos outros serviços”, explicou.
O Cras Valentina funciona de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Está localizado na Rua Francisco Álvares Rodrigues, nº 28, que fica próximo ao novo Terminal de Integração. Os documentos necessários para cadastros ou atualização dos dados em algum benefício social, são: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. Caso a atualização precise do registro da composição familiar, esses documentos se estendem aos familiares.
Uma das moradoras beneficiadas pelos serviços de saúde na Caravana do Cuidar foi a Raimunda Soares, que levou seu neto para ser avaliado pelo médico. “Hoje eu acordei com a Caravana na minha porta, foi ótimo porque eu precisava de atendimento médico para o meu neto que não dormiu bem à noite. Gostei da iniciativa, porque assim ganhamos tempo e também somos bem atendidas. Parabéns para toda equipe da Prefeitura”, comentou.
Atendimentos – Entre os 112 atendimentos registrados, estão 39 atendimentos médicos; 19 aferições de pressão arterial; 19 testes de glicemia; 08 aplicações de vacina; 12 atendimentos odontológicos; 08 encaminhamentos para mamografia; 01 do CadÚnico; 03 atendimentos do Cras; 02 cadastros no Sine-JP; 01 no Programa Eu Posso; e 04 registros no Procon-JP.