Um grupo de estudantes está ocupando parte do salão de entrada do prédio da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde o fim da tarde de ontem. Segundo apurou a reportagem, a principal reinvindicação é a redução nos valores que devem ser cobrados para a comunidade universitária no Restaurante Universitária (RU).
De acordo com os estudantes, com uma nova licitação os valores teriam crescido pouco mais de R$ 3 em relação ao praticado anteriormente, o que para os estudantes que não têm acesso gratuito ao ambiente e que precisam desembolsar a quantia, chegaria a R$ 14,40 em uma das refeições. De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que organiza a ação intitulada de ‘vigília cultural’, tal valor é aceito pela comunidade acadêmica, devido ao alto valor.
Em um comunicado publicado em uma rede social, o DCE afirmou que sobre o RU a porcentagem de estudantes contemplada com “RU gratuito é muito baixa” e diversas pessoas convivem com insegurança alimentar para poder se formar. O protesto também pede mais segurança no Campus I da instituição e tem outras demandas, tanto da classe estudantil, quanto dos servidores.
Até o momento não há previsão para o término do protesto.