A Prefeitura de João Pessoa entregou cerca de uma tonelada de frutas, hortaliças e raízes à Associação Promocional do Ancião (Aspan), na tarde desta quinta-feira (27). Os alimentos foram doados por agricultores atendidos pelo programa de fomento ao empreendedorismo rural em João Pessoa, ‘Eu Posso Semear’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) da Capital.
A ação faz parte da programação da Semana da Agricultura Familiar, que teve início na segunda-feira (24). “Dentro das atividades que estamos realizando nesses dias, lançamos aos produtores a ideia de realizarmos uma campanha solidária, que prontamente foi abraçada por todos eles. Cada um colheu um pouco de suas produções para destinarmos à Aspan. No final, saímos do campo com vários carros lotados de doações”, destacou Adriano Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest.
Para garantir a colheita dos alimentos frescos, o movimento no Sítio Ponta de Gramame, na zona rural de João Pessoa, começou cedo, nesta quinta-feira. Por volta das 7h, o agricultor Manoel Luís dos Santos, por exemplo, já tinha colhido jerimum, banana, coco e macaxeira para doar. “Quando começamos aqui no campo, recebíamos ajuda de várias pessoas. Hoje, depois de tanta luta, temos essa oportunidade de ajudar. E isso é gratificante demais para nós”, disse.
Entrega – Com todos os alimentos distribuídos em veículos, a equipe do ‘Eu Posso Semear’ ficou responsável por transportar tudo para a Aspan, localizada no bairro do Cristo. A instituição de longa permanência de idosos funciona desde 1983, tendo como missão acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, assegurando direitos e garantindo benefícios socioassistenciais, culturais, recreativos e religiosos de forma gratuita e de caráter continuado. Atualmente, ela atende a 37 idosos, entre homens e mulheres, todos com idade acima de 70 anos.
Um deles é Manoel Monteiro da Silva, de 82 anos. Ele disse que, por lá, volta e meia chegam doações. Porém, a dessa quinta-feira foi bastante especial. “Fui agricultor por muito tempo. Dos 15 aos 78 anos trabalhava no campo, na cidade de Alhandra. Plantava muita batata, feijão e inhame. Quando soube que os alimentos que chegaram foram doados por agricultores, me lembrou do meu tempo de roça. Fiquei muito feliz”, contou.
De acordo com o padre Eunildo Filho, um dos coordenadores administrativos da Aspan, toda doação de alimentos é importante para a rotina de qualquer instituição que tenha uma base beneficente. “Ficamos muito felizes em saber que esses donativos vieram de agricultores que um dia foram ajudados e, hoje, estão podendo colher e ajudar. O valor dessa atitude deles não pode ser mensurado. Por isso, tudo isso que nos chegou é precioso demais para nós”, agradeceu.
Nutrientes – Diariamente, são servidas seis refeições aos idosos na Aspan. Profissionais de saúde são responsáveis por fazer avaliações médicas e nutricionais de forma rotineira, para balizar a alimentação adequada. A nutricionista da instituição, Elisa de Assis Rocha, destacou que as dietas precisam ser balanceadas, pois muitos idosos têm diabetes e hipertensão, por exemplo.
“Os alimentos que chegaram, além de serem produzidos de forma natural, são ricos em vitaminas e minerais. Como dependemos bastante de doações, ficamos muito limitados. Com tudo que recebemos hoje, poderemos variar o cardápio, variando, assim, os nutrientes que os idosos vão receber”, explicou.
Programação – A Semana da Agricultura Familiar se encerra nesta sexta-feira (28), quando se comemora o Dia do Agricultor. A programação será finalizada com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 11h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.