27.1 C
João Pessoa
InícioDestaque‘Eu Posso Semear’ promove aula prática no campo para 100 alunos da...

‘Eu Posso Semear’ promove aula prática no campo para 100 alunos da Rede Municipal de Ensino

Cerca de 100 estudantes da rede municipal de João Pessoa visitaram o Sítio Ponta de Gramame, na Zona Rural da cidade, nessa terça-feira (25). Eles estiveram por lá, por uma razão especial: conhecer de perto a cadeia produtiva da agricultura familiar. Intitulada “Aprendendo no Campo”, a atividade integrou o segundo dia da programação da Semana da Agricultura Familiar, promovida pela prefeitura da Capital, por meio do programa Eu Posso Semear, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

A ação foi dividida em dois turnos. Pela manhã, foi a vez dos estudantes dos 2º e 4º anos da Escola Professor João Medeiros, localizada no bairro dos Novais. Acompanhadas pelos professores, as crianças foram recepcionadas pela equipe de técnicos do Eu Posso Semear, e já seguiram para o meio das plantações, a fim de conferir, na prática, o trabalho dos agricultores e a assistência que eles recebem do programa.

A pequena Kétilly Pâmella, de 8 anos, estava entre os alunos. Bastante participativa, ela ficou encantada com tudo que viu. “Na casa da minha avó, eu tenho várias plantas. Mas são todas de flores. Aqui, vi a plantação de muitas que são de comer, como o milho. Gostei bastante de conhecer”, disse. Além de aguçar a curiosidade, a aula extraclasse rendeu a ela ensinamentos importantes. “Tudo aqui é saudável. Aprendi que se colocar veneno nas plantas, envenena a gente que vai comer elas”, acrescentou.

Conhecimento – À tarde, a visita continuou com os alunos da Escola Doutor João Santa Cruz de Oliveira, também do bairro dos Novais. Matheus André, de 9 anos, foi um dos participantes do grupo. De cara, ele ficou impressionado com o tamanho das plantações e do trator utilizado para preparar o solo. O uso do veículo é cedido gratuitamente pela prefeitura, através do Eu Posso Semear.

“Nunca tinha visto nada disso de perto. Achei interessante demais. E gostei muito de ver as plantinhas ainda pequenininhas. A alface roxo foi a que mais gostei”, contou.

Mas não foram só os alunos que vibraram com a visita. Para o professor Raimundo Júnior, a iniciativa aumenta o interesse das crianças em entender melhor todo o processo que envolve a alimentação delas. “E isso é muito especial para todos nós. Temos certeza de que elas vão chegar em casa compartilhando com a família tudo que aprenderam aqui”, destacou.


Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, o objetivo da ação foi cumprido com sucesso. “Muitas dessas crianças consomem esses alimentos diariamente, mas não fazem ideia de como são produzidos. Aqui, elas tiveram essa oportunidade. E não apenas isso. Com esse contato, despertamos nelas a importância de se valorizar o trabalho desses produtores rurais e os produtos que aqui são cultivados de forma saudável, 100% natural”, explicou.

Programação – As atividades da Semana da Agricultura Familiar continuam nesta quarta-feira (26), no Parque Parahyba I, no Bessa, com a “Festa da Agricultura Familiar”, das 14h às 21h. Além da tradicional Feira da Agricultura Familiar, o evento contará com oficinas, serviços promovidos pela equipe do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) e ainda a Feira Criativa No Balaio.

Já na quinta-feira (27), às 14h, ocorrerá a ação “Do campo para a mesa”. Alimentos colhidos por produtores do Eu Posso Semear, na Zona Rural da cidade, vão compor cestas verdes, que serão doadas para a Associação Promocional do Ancião (Aspan), localizada no bairro do Cristo. A programação se encerrará na sexta-feira (28), Dia do Agricultor, com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 11h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas