25.1 C
João Pessoa
InícioMancheteOperação Incoerência investiga grupo criminoso suspeito de ocupar casas de programa social

Operação Incoerência investiga grupo criminoso suspeito de ocupar casas de programa social

Uma operação policial foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6), em João Pessoa, com o objetivo de cumprir 60 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Entorpecentes da Capital. O alvo é um grupo criminoso suspeito de burlar os objetivos do “Programa João Pessoa Cidade Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e que oferecia aos moradores de áreas de risco a realocação para moradias oferecidas pela prefeitura ou indenização de R$ 115 mil.

Os suspeitos, então, estariam expulsando os moradores dessas áreas para receber o apoio financeiro do município no lugar de quem de fato tinha direito a ele.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de João Pessoa explicou que vem trabalhando em parceria com as forças de segurança para evitar a reocupação de áreas de risco por parte de grupos criminosos e que vem acompanhando as famílias assistidas pelo Programa João Pessoa Cidade Sustentável, para assim assegurar a segurança social dessas pessoas.

A ação foi batizada de Operação Incoerência e realizada em conjunto com representantes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e da Polícia Militar da Paraíba. Mais de 250 agentes das forças de segurança, divididos em 49 equipes, participaram dos trabalhos. Foram revistados 41 endereços e 54 suspeitos eram alvo dos mandados.

O grupo criminoso, ainda de acordo com as investigações, estava obtendo retornos financeiros de forma ilícita ao burlar o programa municipal. Ora recebendo as indenizações, ora alugado de forma ilegal as moradias entregues pela Prefeitura a título de realocação. A retirada dos moradores das áreas de risco estaria acontecendo na base do medo e da intimidação.

Além de todas as irregularidades, a suspeita é a de que o grupo criminoso era responsável também pelo tráfico de drogas nas áreas afetadas. Os mandados foram cumpridos principalmente na Comunidade Tito Silva, no bairro Miramar, na comunidade Laranjeiras e nos bairros José Américo e Funcionários III.

G1 Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas