28.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueVendas do varejo da Paraíba registram maior crescimento do País, revela IBGE

Vendas do varejo da Paraíba registram maior crescimento do País, revela IBGE

Pelo segundo mês consecutivo, as vendas no varejo paraibano registraram o maior crescimento do País. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve alta de 3,6%, no mês de abril sobre março deste ano, enquanto as vendas do País ficaram praticamente estáveis (0,1%) no mesmo período.

De acordo com a pesquisa do IBGE, em abril, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista teve resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (3,6%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,0%).

Na comparação de abril deste ano sobre o mesmo período do ano passado, a Paraíba apresentou alta de 6,5%, bem acima da média nacional (0,5%). Com o resultado, o setor fechou o primeiro quadrimestre do ano com alta de 6,4%, bem acima novamente da média nacional (1,9%).

Na comparação de abril com março deste ano, as três atividades do IBGE que tiveram alta foram supermercados, alimentos, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelaria e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. Contudo, a variação positiva do varejo foi sustentada principalmente pelo setor de supermercados e alimentos, que apresentou o maior crescimento desde março de 2020.

Páscoa – O pesquisador do IBGE, Cristiano Santos, destacou as vendas da Páscoa que foram concentradas em abril deste ano e a redução da inflação como fatores positivos. “A inflação vem perdendo ritmo ao longo do tempo. O índice geral caiu de 4,65% para 4,18% na passagem de março para abril, sobretudo a alimentação no domicílio”.

Comércio ampliado – No indicador do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e as de material de construção, a Paraíba registrou alta em todos os indicadores. Na comparação de março sobre abril, a Paraíba cresceu 1,9% no varejo ampliado, enquanto na comparação de abril sobre o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 5,2%. No acumulado do primeiro quadrimestre, o indicador ficou em 7,1%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas