27.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueALPB aprova realização de exames de hemogramas gratuitos para doadores de sangue

ALPB aprova realização de exames de hemogramas gratuitos para doadores de sangue

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (07), o projeto de Lei 429/2023, de autoria da deputada Francisca Motta, que dispõe sobre a elaboração e implantação de campanha com o objetivo de beneficiar doadores regulares de sangue com exames de hemogramas gratuitos.

A deputada destaca que o projeto tem como finalidade incentivar a doação regular. De acordo com o texto, para ter direito ao benefício é preciso realizar, ao menos, três doações de sangue por ano e possuir carteira de doador. “Sabemos a importância que tem o sangue quando necessitamos de uma doação ou transfusão, e muitas vezes o banco não dispõe, então ficamos à mercê de doadores voluntários que, uma vez não dispondo de recursos para custear um exame em laboratório, poderia fazê-lo na hipótese de um tratamento de saúde que necessita”, defende a deputada.

Para a deputada Francisca Motta, a disponibilização de exames de hemogramas para doadores regulares de sangue será uma importante ferramenta para estimular a doação. “Temos tantos  hospitais com pessoas que precisam de sangue, são pacientes que não têm a quem recorrer. Precisa que existam ações que conscientizem e estimulem as pessoas”, argumentou.

Outra campanha proposta durante a sessão foi apresentada pelo deputado Wallber Virgolino, através do PL 208/2023. A campanha “Junho Violeta” faz alusão à conscientização da violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

O deputado Wallber especifica que a campanha “Junho Violeta” tem como diretrizes ações atividades que possam informar à população de que a violência e o abandono de pessoas idosas é crime, esclarecer como casos de violência e abandono podem ser denunciados, além de Incentivar doações e apoio a organizações da sociedade civil que cuidam de pessoas idosas.

“É de extrema importância a instituição da campanha Junho Violeta, para que exista um mês inteiro dedicado à realização de atividades alusivas ao tema. É necessário que os problemas sejam expostos e discutidos, com a finalidade de conscientizar as pessoas e, principalmente, combater a violência contra os idosos”, justificou Virgolino.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas