O Hospital de Clínicas de Campina Grande realizou, nessa segunda (22) e terça-feira (23) cerca de 100 cirurgias de retirada de pterígio por meio do programa Opera Paraíba. O pterígio é uma alteração na conjuntiva, que é a membrana transparente do olho. Com o crescimento em direção à córnea, a lesão pode progredir até cobrir o eixo visual e interferir na visão.
O procedimento, considerado simples, é realizado em poucos minutos e leva, em média, de sete a 14 dias para o paciente se recuperar e voltar à rotina de trabalho e do dia a dia.
O agricultor Aluísio Rodrigues, de 53 anos, da cidade de Monteiro, é um dos usuários que realizou o procedimento. Ele conta que a carnosidade no olho, como também é conhecida a doença, causava bastante incômodo. “Meu olho ardia, lacrimejava, e as vezes ficava até inchado. Eu mal conseguia assistir TV. Agora, depois da cirurgia, eu espero ver bem melhor”, relata.
Até a próxima sexta-feira (26), o Hospital de Clínicas ainda vai realizar outras cirurgias oftalmológicas. Vão ser 150 cirurgias de catarata, que terão início nesta quarta-feira (24). “Em cinco dias vamos ter possibilitado uma melhor visão a cerca de 250 pacientes. Mas para que isso seja possível, temos o total apoio da Secretaria Estadual de Saúde, que tem proporcionado um grande salto na saúde pública da Paraíba”, pontua o diretor geral do hospital, Thyago Morais.
Para participar do programa é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.