A Prefeitura de João Pessoa está reforçando as medidas de combate à Influenza para conter a disseminação do vírus na Capital. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou algumas ações voltadas especialmente para a população infantil, como a ampliação de leitos pediátricos na rede hospitalar, e protocolos específicos nos serviços de urgência, além da intensificação da vacinação contra a gripe.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o objetivo das ações é evitar o aumento de casos de síndromes gripais entre o público infantil. “Como o índice de vacinação nos adultos está maior do que nas crianças, hoje a nossa preocupação é com este público, principalmente por conta do cenário atual de Pernambuco, onde há uma fila de espera de crianças para leitos de UTI. Então, é uma antecipação para uma possibilidade de sobrecarga na nossa rede de pediatria”, explicou.
Ainda segundo o secretário, a partir da próxima semana, equipes da SMS iniciarão uma busca ativa para a vacinação de crianças com até cinco anos de idade por meio dos centros de referência de educação infantil (Creis), além de escolas municipais e, posteriormente, escolas da rede privada.
Também a partir da próxima semana, uma van itinerante com uma equipe de saúde da família vai percorrer mercados públicos da cidade e outras áreas de grande circulação de pessoas para vacinar crianças contra a Influenza. A programação com os locais que serão visitados será divulgada em breve.
Já na rede hospitalar, a SMS aumentou a quantidade de leitos pediátricos. No total já foram abertos 18 novos leitos, sendo 14 de enfermaria e quatro destinados a casos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos ampliando nossa capacidade hospitalar para receber crianças mais graves, então aumentamos dois leitos de UTI e sete de enfermaria no Hospital Municipal do Valentina e, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, nós aumentamos mais dois leitos de UTI e mais sete leitos de enfermaria. É importante destacar que o município de João Pessoa já possui a maior rede de pediatria da Paraíba”, afirmou o secretário de Saúde.
Luis Ferreira destacou, também, as ações nos serviços municipais de urgência e emergência. “Vamos intensificar a percepção de casos de síndromes gripais que possam ter mais gravidade. Todas as nossas equipes de porta das emergências estão cientes sobre um protocolo específico para o recebimento de crianças com sintomas gripais a fim de que possam identificar precocemente aquelas crianças que têm possibilidade maior de gravidade”, ressaltou.