Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João José da Costa, localizada no bairro da Torre, estiveram na manhã desta quinta-feira (11) visitando as dependências da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e acompanharam o início da sessão ordinária. A visita da unidade de ensino marca a volta do projeto ‘Escola na Câmara’, desenvolvido pela CMJP por meio da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado em parceria com o Centro Cultural da Casa.
Além dos servidores da CMJP, o vice-presidente da Casa, vereador Carlão (PL), recepcionou os alunos. “Esta Casa acolhe todos os alunos da Escola João José da Costa. Esta é a Casa do Povo e vocês, como alunos, são o futuro de João Pessoa. Sejam sempre bem-vindos”, enfatizou o parlamentar, que escutou demandas dos alunos para elaborar uma pauta de requerimentos.
O professor Douglas de Oliveira explicou que a iniciativa de visitar a Câmara de João Pessoa surgiu dos estudos do gênero textual da Carta Aberta, na disciplina de Língua Portuguesa. Ele pediu para que os alunos elaborassem cartas abertas direcionadas para as instituições que atendem a população, contando as necessidades e reivindicações da Capital.
“Avalio esta visita como muito importante, porque, quando propus fazermos as cartas, muitos ficaram em dúvida em relação ao que faz um vereador. Então, trazê-los para cá é uma oportunidade de descobrirem como isso funciona na prática, de lembrarem das aulas e verem se aquilo que a gente discutiu realmente se efetiva no dia a dia e, como daqui a dois anos já poderão votar, instruir para que eles possam ter uma vida cidadã, de grande representatividade e de fato saberem o que realmente estão fazendo, tanto na hora da eleição quanto no dia a dia. Entenderem que são agentes também transformadores da sociedade, que eles têm direitos e deveres e de conseguirem compreender esse papel”, destacou o professor.
“Fizemos uma carta para reivindicar o projeto de alargamento da orla, porque ele traz danos ao meio ambiente e pode prejudicar o visual da nossa praia, que é considerado uma das mais bonitas daqui do Nordeste”, afirmou a aluna Déborah Alves, complementando que nunca tinha visitado a CMJP. “Gostei muito de ver o quadro de todos os vereadores, que não conhecia e achei muito interessante. E a biblioteca achei maravilhosa”, completou.
Retorno do Projeto Escola na Câmara
Depois de quase três anos o projeto Escola na Câmara retorna estreitando a relação dos estudantes com o Legislativo Municipal. “É muito bom voltar com o projeto, porque é uma das funções da Escola do Legislativo, o contato com a academia e com as escolas de nível fundamental e médio. É muito bom também que as demandas vieram das escolas. Com a parceria com o Centro Cultural, as crianças podem conhecer a Casa também na parte histórica e a Escola do Legislativo pode falar das atribuições dos vereadores e o que a sociedade pode cobrar deles”, afirmou odiretor executivo da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá Barreto.
A diretora do Centro Cultural da CMJP, Maria Luiza Targino Araújo de Queiroz, destacou a importância dos alunos saberem sobre a história da cidade e ressaltou a volta do Escola na Câmara. “A importância dessa visita nos deixa até emocionados, porque o povo que não conhece sua cultura, sua história, está fadado a erros e até a desaparecer. O Centro Cultural é a história da Câmara, é a história da cidade. Agradeço a essa Escola pela iniciativa e à retomada desse projeto tão maravilhoso da Câmara, suspenso por causa da pandemia, mas que agora está sendo retomado com a visita de tantos alunos. O Centro Cultural está de braços abertos para oferecer toda a história dessa Câmara e dessa cidade maravilhosa aos alunos de João Pessoa”, afirmou a diretora.