30.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitura de João Pessoa garante assistência médica em todas as USFs da...

Prefeitura de João Pessoa garante assistência médica em todas as USFs da Capital

A Atenção Básica da rede municipal de saúde de João Pessoa tem passado por melhorias nos últimos dois anos, desde a reforma e reestruturação de Unidades de Saúde da Família (USFs) até a contratação de novos profissionais para completar as equipes que atuam nesses serviços. Quando o prefeito Cícero Lucena assumiu a gestão municipal, havia um déficit de 58 médicos nas equipes de saúde da família. Atualmente, a realidade é muito diferente e a população recebe assistência médica em todas as USFs da Capital.

Um dos profissionais que passou a atuar, recentemente, na rede municipal de saúde, é o médico residente Gabriel Reichert, da USF Eucaliptos, no bairro Jardim Cidade Universitária. “A minha experiência na atenção básica está sendo muito agradável, visto que possuo uma equipe excelente trabalhando em conjunto, além de observar a realidade do meu território”, comentou.

Para ele, o contato mais direto com a comunidade é fundamental para o acompanhamento dos usuários do serviço. “A importância do contato mais íntimo se faz na maneira que o profissional tem maior entendimento do processo de saúde da comunidade em que ele está inserido, permitindo assim um cuidado mais individualizado com o seu usuário”, afirmou.

Dentro de sua rotina profissional, o médico residente explica que os atendimentos na unidade são os mais variados, sendo mais frequentes casos de viroses respiratórias e gastrointestinais, além de situações relacionadas à saúde mental.

O aposentado José Fragoso é usuário da USF Eucaliptos e destacou o trabalho do médico da unidade. “Ele é atencioso e nos atende muito bem. Não tenho do que reclamar, estou gostando muito”, elogiou. Para a dona de casa Adenilza Souza, usuária da mesma USF, a presença do médico é indispensável. “Muito melhor a gente chegar e ser atendido pelo médico na nossa unidade do que ter que ir para outra unidade conseguir uma consulta”, disse.

Atenção Básica – Sendo a principal porta de entrada para os atendimentos na rede municipal de saúde, mais de 870 mil pessoas estão cadastradas na Atenção Básica de João Pessoa e são atendidas pelas equipes de saúde da família. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Atualmente, a Atenção Básica do município garante uma cobertura de mais de 85% do território da Capital, contando com 92 prédios de USFs e 203 equipes de saúde da família. Só no ano passado, foram realizados mais de 500 mil atendimentos nesses serviços.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas