30.3 C
João Pessoa
InícioDestaqueAo presidir sessão do Senado, Veneziano destaca tecnologia de reuso de água...

Ao presidir sessão do Senado, Veneziano destaca tecnologia de reuso de água desenvolvida pelo Instituto do Semiárido

O Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) destacou nesta quinta-feira (09), ao presidir sessão do Senado, a tecnologia SARA – Saneamento Ambiental e Reuso de Água, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Semiárido – INSA, que tem sede em Campina Grande. Veneziano se reportava a uma fala, na tribuna, do Senador Laércio Oliveira (PP-SE).

“Há uma experiência extraordinária que precisa, pelos governos municipais, pelos governos estaduais, pelo próprio governo federal, de ter um olhar diferenciado. O Instituto Nacional do Semiárido, que é localizado no Nordeste, tem sede em Campina Grande, desenvolveu uma ferramenta muito importante, batizada como SARA, que é o sistema de reuso d’água exatamente com o fulcro, com o propósito que atenda à sua preocupação”, disse Veneziano, ao se reportar ao Senador Laércio Oliveira.

A tecnologia SARA foi desenvolvida por pesquisadores do núcleo de Recursos Hídricos do INSA e promove a coleta e o tratamento do esgoto domiciliar, para produção de uma fonte alternativa de água e nutrientes na agricultura familiar, sendo reconhecida pelas Organizações Unidas (ONU), por meio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe-CEPAL, como um caso de “Big Push para Sustentabilidade”, como uma alternativa tecnológica aplicável a políticas públicas que solucionem o problema do esgotamento sanitário em zonas difusas, e ainda incrementem a produção agrícola e a renda das famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

“Esses sistemas já estão sendo instalados em comunidades agrícolas e em outros espaços também, espaços públicos, para que nós assim o façamos, ou seja, a diminuição desse desperdício. Só não pode ser uma água para consumo, mas pode ser utilizada para a agricultura e para outros fins”, complementou Veneziano.

O Senador paraibano disse ser necessário que “os poderes públicos, que outras instituições possam observar, estimular e incentivar (a difusão dessa tecnologia) através de meios que sejam financeiros e orçamentários” e lembrou já ter direcionado recursos, através de suas emendas parlamentares, para este fim. “Nós tivemos até a oportunidade de fazê-lo no ano passado. É apenas um adendo. Muito há de produção em nossas instituições que falam a respeito”, destacou Veneziano.

Uma das instituições beneficiadas com a implantação da Tecnologia SARA, através de recursos direcionados por Veneziano, é o Lar da Sagrada Face, localizado na Fazenda do Sol, em Campina Grande, visitada pelo Senador no final de semana passado.

Veja o vídeo com a fala de Veneziano acessando o link: https://youtu.be/LKhA31u-V7E

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas