Em jogo atrasado da primeira rodada do Campeonato Paraibano Betino 2023, Nacional de Patos e CSP se enfrentaram na noite de quinta-feira (23), no estádio José Cavalcanti, no sertão do estado. E em um jogo bastante truncado, uma pintura de Arturzinho garantiu a vitória por 2 a 1 ao Canário do Sertão, que entra na zona de classificação para as semifinais.
Substituindo os dispensados Carlão e Doda, dispensados na última semana, Flávio Araújo optou pelo retorno de Moreilândia, que estava no DM, e a entrada de João Marcelo no Naça. Do lado do tricolor da capital, Josivaldo Alves manteve o time base, apenas com a mudança da entrada de Antoniel no lugar do suspenso Wesley na defesa.
O ritmo da partida era muito morno, com as equipes muito presas no meio-campo e os arqueiros praticamente apenas assistindo tudo como expectadores. Só que as emoções ficaram justamente para o final.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos, finalmente a rede balançou na chance mais clara até então. Arturzinho fez grande jogada pelo meio-campo e, na entrada da área, encontrou Charles, que passou por trás da defesa e bateu de esquerda, na saída de Careca, para abrir o marcador.
Mas a torcida no José Cavalcanti comemorou por pouco tempo. Isso porque três minutos mais tarde, aos 50 do primeiro tempo, o CSP armou boa trama na entrada da área e GD cruzou da direita para Beckham cabecear. A bola ainda bateu no braço do defensor e tirou qualquer chance de defesa de Mauro Iguatu.
No segundo tempo, muitas mudanças, tempo fechando, briga na bola e fora dela, e poucas emoções. E, de novo, ficou para o fim. Aos 39 minutos, Arturzinho acertou uma bomba de muito, muito longe, no ângulo esquerdo do goleiro, que nada poderia fazer para evitar um chute de tanta perfeição.
Com a vitória, o Nacional de Patos chega aos 11 pontos e assume a quarta posição na tabela, tirando o Botafogo-PB do G4 pelos critérios de desempate. O próximo jogo do Canário será na segunda-feira (27), contra a Queimadense, no Amigão. O CSP chega aos 9 pontos, é o sétimo colocado, e vai pegar o líder e classificado Sousa na última rodada, ainda a ser marcada.
Ficha técnica
Nacional de Patos 2 x 1 CSP
Campeonato Paraibano Betino 2023
1ª fase – 1ª rodada (jogo atrasado)
Estádio: José Cavalcanti (Patos)
Arbitragem: Tiago Ramos; Paulo Ricardo e Mattheus Tcharles
Gols: Charles, Gutti (N); Beckham (CSP)
Cartões amarelos: Arlan (N); Natalício, Alex Oliveira (CSP)
Nacional de Patos: Mauro Iguatu, Thiago Baiano (Gutti), Arlan, Juan, Arturzinho; Moreilândia (Yuri Mamute), João Marcelo (Trindade), Esquerdinha; Ikson (Kaká), Charles (Cristhyan) e Dagson. Técnico: Flávio Araújo.
CSP: Careca, Cézar Soares, Emersonn Bastos, Antoniel, Tenório; Emanuel (Pedro Júnior), Beckham, Natalício (Pedrinho); Betinho, Alex Oliveira (Arthurzinho) e GD (Everton Perna). Técnico: Josivaldo Alves.
Vozdatorcida