Para coibir práticas de estacionamentos irregulares em vagas prioritárias, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou, nesta quinta-feira (02), uma ação educativa para orientar clientes e funcionários de um supermercado localizado na Avenida Epitácio Pessoa. O órgão de trânsito reforçou o alerta que, em caso de fiscalização, se a credencial não estiver à mostra, o responsável pelo veículo estará sujeito a autuação, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Apenas no primeiro mês deste ano, emitimos mais de mil credenciais para que as pessoas que têm direito a estas vagas possam estacionar de forma mais segura e confortável. Pedimos aos demais, que não têm direito a este documento, que não insistam na prática de parar com o veículo erroneamente, pois, além de estarem cometendo uma infração, também colocam em risco a segurança daqueles que precisam”, ressalta Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital.
Durante a ação, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died/JP) distribuiu material educativo e explicou a população que os espaços destinados às pessoas com mais de 60 anos, com deficiência física, autismo, fibromialgia ou Síndrome de Down só podem ser utilizados pelos veículos que tiverem com a credencial a mostra.
O que diz o CTB – O Código de Trânsito Brasileiro especifica que estacionar em vagas prioritárias sem deixar a credencial exposta no veículo estará sujeito a multa no valor de R$ 293,47, além de ter a inclusão de 7 pontos na CNH pela infração gravíssima, estando, ainda, sujeito a reboque do carro.