29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baOrquestra Infantil da Paraíba realiza Concerto de Natal nesta quinta-feira

Orquestra Infantil da Paraíba realiza Concerto de Natal nesta quinta-feira

Os jovens músicos da Orquestra Infantil da Paraíba vão celebrar as festas de fim de ano com o tradicional Concerto de Natal, que será realizado nesta quinta-feira (22), às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Músicas como Noite Feliz, Os Sininhos de Natal e a 9ª de Beethoven estão no programa do concerto, que terá regência do maestro Marcelo Vasconcelos. O ingresso é gratuito.

“Hino ao Imperador”, do compositor austríaco Joseph Haydn, vai abrir essa apresentação especial da Orquestra Infantil. Em seguida, os músicos vão executar o Hino à Alegria, da “Sinfonia nº 9”, uma das obras mais famosas do alemão Ludwig van Beethoven.

O concerto segue com “Luiz Gonzaga para OIEPB”, um arranjo de dois temas do músico brasileiro Luiz Gonzaga, adaptado para orquestra infantil no que diz respeito a estilo e nível técnico. O arranjo é do maestro Marcelo Vasconcelos.

Depois, o público presente vai conferir “O Velhinho”, do carioca Octavio Babo Filho, com arranjo de Carlos Anísio; “Os Sininhos de Natal”, autor anônimo, e “Noite Feliz”, do austríaco Franz Gruber, essas duas com arranjo da maestrina Norma Romano.

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente é composta por 30 músicos com idade entre 10 e 15 anos, tendo o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, com o objetivo de promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela orquestra.

A Orquestra Infantil da Paraíba se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. Ao longo de anos, tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas.

O regente
Marcelo Vasconcelos é bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como músico de diversas orquestras e grupos de câmera em palcos pelo exterior e por todo o Brasil.

Ao longo de sua trajetória, foi premiado com a medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, e como melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto a grupos de música Armorial.

Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe em orquestras como Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Atualmente, é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Como camerista, toca constantemente em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.

Serviço
Concerto de Natal da Orquestra Infantil da Paraíba
Regente: Marcelo Vasconcelos
Dia: 22 de dezembro
Hora: 19h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira
Ingresso: Gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas