25.1 C
João Pessoa
InícioTemas em PautaCopas do Mundo: fatos não usuais e curiosos, escreve Demétrius Faustino

Copas do Mundo: fatos não usuais e curiosos, escreve Demétrius Faustino

As Copas do Mundo sempre tiveram fatos não usuais e curiosos a ponto de deixar os amantes do futebol fascinados, desde a primeira edição, no Uruguai em 1930, cujo idealizador dessa competição foi o holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman. Nesse evento, por exemplo, o jogador uruguaio Héctor Castro não tinha uma das mãos, recebendo o apelido de “o divino manco”; E o primeiro gol da história da Copa do Mundo foi marcado pelo jogador francês Lucien Laurent, no jogo França e México, realizado em 13 de julho de 1930.

Vale lembrar que a seleção celeste foi a campeã dessa edição.

Vejamos outras situações:

Para quem não sabe ou não se recorda, em 1934, na Copa realizada na Itália, o jogador da seleção suíça, Leopold Kielholz, jogou usando óculos e marcou três gols.

Durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1945, a taça Jules Rimet ficou escondida dentro de uma caixa de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.

Contam que a equipe da Índia desistiu de participar da Copa do Mundo de 1950, sediada aqui no Brasil, por causa da proibição de se jogar sem chuteiras.

O maior artilheiro de uma edição de Copa do Mundo foi Just Fontaine, da França, com 13 gols, em 1958.

Em 1962, na Copa do Mundo do Chile, um cachorro invadiu o campo durante a partida entre Brasil e Inglaterra.

A Copa do Mundo do México, em 1970, foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão; nessa mesma copa, o único jogador a marcar gols em todas as partidas foi Jairzinho, em 1970, pelo Brasil.

A seleção da Holanda recebeu o apelido de “Laranja Mecânica” durante a Copa da Alemanha de 1974.

A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida na Copa do Mundo em 1978, ao superar o México por 3 a 1 no jogo de estreia em Rosário, na Argentina.

A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Copa da Espanha, em 1982, onde a seleção da Hungria venceu a de El Salvador pelo placar de 10 a 1; também nessa competição, o jogador mais jovem a jogar foi o irlandês Norman Whiteside: Tinha apenas 17 anos.

Na Copa do México, em 1986, os brasileiros foram surpreendidos no jogo Brasil e Espanha, pois na hora de tocar o Hino Nacional Brasileiro, executou-se o Hino à Bandeira.

O jogador mais velho a marcar gols em copas do mundo foi o camaronês Roger Milla, que tinha 42 anos quando disputou o mundial por seu país na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994.

O gol mais rápido das Copas do mundo foi marcado por Sukür, da Turquia, aos 11 segundos do jogo contra a Coréia do Sul, em 2002.

A Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, até o presente momento, teve o maior número de telespectadores: aproximadamente 550 milhões de pessoas.

E o jogador que mais jogos fez em partidas de Copa do Mundo foi Lotthar Mathaus, da Alemanha, com 25 partidas.

Já a Copa do Catar Impressiona pelo desempenho, com recordes e pioneirismo, e já entrou para a história. É a primeira edição realizada no final do ano, já que o torneio costuma ser disputado em junho e julho, e em um país do Oriente Médio. Nessa condição o país investiu pesado, devendo finalizar o mundial com investimentos maiores do que US$ 200 bilhões. Basta afirmar que o país construiu sete estádios, um novo aeroporto, metrô e novas estradas. É de fato considerada a edição mais cara da história, sendo o valor aplicado também na ampliação da hotelaria.

O estádio de Lusail, arquitetado em torno da dança da luz e das sombras vista nos tradicionais fachos de luz, será o grande palco da final da Copa do Mundo da FIFA 2022.

Mas o estádio denominado 974 também entrará para a história da competição por ser a primeira arena padrão FIFA completamente desmontável e reutilizável, porquanto fora construído com contêineres certificados e elementos modulares em aço. Ou seja, o estádio pode ser desmontado e reconstruído com os mesmos materiais e o mesmo tamanho em qualquer lugar. O nome 974 faz referência ao número de contêineres utilizados para levantar a arena.

Por fim, como tudo não é flores, e pra não dizer que só falei delas, é de se lamentar, quando o tema trata de trabalhadores, pois um relatório divulgado pelo grupo de direitos humanos Equidem, aponta que trabalhadores migrantes que construíram os estádios da Copa do Mundo de 2022, no Catar, sofreram violações persistentes e generalizadas dos direitos trabalhistas, tema este a ser tratado em outro artigo.

João Pessoa, dezembro de 2022.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas